Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudo de II Samuel

Estudo de II Samuel


Então Davi teve certeza de que o Senhor o confirmara como rei

de Israel e que seu reino estava prosperando por amor de Israel, o seu povo.

(II Samuel 5.12)

Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.

Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

(Salmo 51. 11-12)

O verdadeiro sucesso se conquista sob a direção de Deus! Mas, quando ele não é mantido sob a direção de Deus, pode se transformar em um grande fracasso. Prosperidade mal direcionada pode ser um problema. As histórias dos Reis de Israel é uma história de conquistas, mas é também de muitas derrotas, principalmente espirituais. Uma coisa me fascina na Bíblia é que ela não esconde os pecados dos que são servos de Deus.

II Samuel é o livro do reinado de Davi, pois se ocupa integralmente dele, indo desde a morte de Saul até quase o final de vida de Davi, um pouco antes de passar o trono para Salomão. É um livro franco, transparente e rico em lições sobre a vida que as pessoas devem e deveriam ter com Deus.

1 – O NOME, AUTORIA E PROPÓSITO

Assim como I Samuel, o nome deriva de Samuel foi quem escreveu esse livro, mas como a morte dele aconteceu bem antes, essa hipótese não é aceitável. Por isso alguns estudiosos atribuem a Gade e a Natã essa tarefa, porque eles foram cronistas dos reis de Israel. (I Cr. 29.29-30)

O livre tem o propósito de descrever o reinado de Davi, o rei que ficou na memória do povo como um reinado próspero e abençoado, porque foi um homem que esteve perto de Deus em comunhão. Ele foi o consolidador da monarquia, o reogarnizador da religião israelita, um herói nacional por causa das muitas conquistas e ampliação do reino, trazendo prosperidade e paz, um poeta que produziu muitos salmos de louvor um rei segundo o coração de Deus, com o qual Deus estabeleceu uma aliança perpétua.

2 – MENSAGEM DO LIVRO

O pecado pode destruir uma relação com Deus, assim como pode influênciar a vida de outras pessoas negativamente a ponte de conduzí-las ao pecado. O triunfo de Davi se tornou um problema quando ele relaxou com sua vida espiritual e cometeu um pecado público e terrível com Bate-Seba (11.4; 13.1-15). O pecado é tratado com muita realidade neste livro, não somente o de Davi, mas de outros também, como o assassinato de Abner (3.9,1327; 4.11-12 ), os pecados de Absalão, o filho de Davi (16.15-23).

3 – ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO LIVRO

a) É primeira vez que um rei é comparado a um pastor, significando que o reinado é mais que o poder político, é cuidado com o povo como se fosse um rebanho de ovelhas e não como pessoas a serem exploradas (5.2-3,17; 1.14,16,21; 2.4,7; 3.9; 19.10; 22.51) Em Israel um Rei deveria ser mais que um rei, deveria ser um homem de Deus.

b) Descreve a intenção de Davi em edificar um templo, porque até o momento a arca da aliança, bem como todos os utensílios, ficava sob tendas (7.1-17). A preocupação de Davi é pertinente, mas não seria ele, mas seu filho Salomão que realizaria este sonho. Um templo teria um significado importante na centralização da religião israelita.

c) O livro apresenta o novo centro político e religioso de Israel: JERUSALEM

A estrutura é simples e reveladora dos grandes aspéctos da vida de Davi e do povo. A primeira (caps. 1-12) fala do triunfo de Davi, e a segunda (caps. 13-24), dos problemas que Davi passou em seu reinado, indo desde problemas familiares até grandes problemas nacionais.

4 – CONTEÚDO DO LIVRO

A) Davi rei sobre Judá (1. 1-4,12). O início do livro esta ligado ao final do de I Samuel, que fala da morte de Saul e Jônatas. Aqui a notícia é trazida a Davi, o qual, chora a morte dos dois (1. 19-27) e em seguida é entronizado como rei de Judá apenas (2.1-7), pois Isbosete fora feito rei sobre Israel por estratégia de Abner (2.8-10), mas o reinado durou apenas dois anos. Em 2.12-32, vemos a vitória de davi sobre o reino de Israel.

B) Davi como rei sobre todo Israel (5.1-10,19). Passados os anos de guerras internas, Davi é ungido rei sobre todo Israel e entende que Deus está confirmando o seu reinado (5.12). Um passo decisivo é a mudança da capital política para Jerusalem 95.6-9)

C) O pecado de Davi e seus familiares (11.1-18, 33) Davi nem fazia idéia que seu pecado de adultério com Bate-Seba levá-lo a uma crise pessoal e familiar. As consequências foram desastrosas para Davi, a criança que nasceu de sua relação com Bate-Seba e o testemunho a respeito da sua fé (12.14). Absalão (12.11; 16.15-23). O capítulo 13 fala da relação incestuosa entre Amnon e Tamar. A morte de Absalão traz muita tristeza para seu pai (19.4). Quanta tristeza poderia ser evitada se Davi tivesse seguido fielmente tudo o que Deus queria. Da glória ao desmoronamento familiar por conta do pecado.

D) Problemas políticos de Davi (19.1-24;25). O Povo vendo tantas confusões na família real fica confundido (19. 8-10). Davi volta a Jerusalem e reinicia o seu reinado, mas encontra muitas dificuldades, porque a rivalidade entre Juda e Israel se acentuam (19.40-43). Israel enfrentou três anos de fome (21.1) por causa da família de Saul ter matado os Gibeonitas. As guerras de Davi contra os filisteus no capítulo 21. O pecado de Davi ao fazer o recenseamento do povo e por isso Davi ficou de escolher entre sete anos de fome, três meses de fuga do inimigo ou três dias de pestes sobre o povo (24.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário