Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Falhar em Planejar é Planejar Falhar

Planejamento Estratégico
(Falhar em Planejar é Planejar Falhar)


"Dá -me agora sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante me pouo,
pois quem poderia julgar a este teu povo, que é tâo grande?"(Rei Salomão, II Crônicas 1.10)

A chave para um grande planejamento é o foco. Salomão não pediu grandes riquezas ou fama para si,
ao contrário, ele pediu sabedoria para que pudesse liderar o povo de Deus. Salomão demonstra um aspecto-chave da liderança: saber aonde você quer ir antes de pedir que os outros o sigam. Quando sua missão pessoal e organizacional está definida, os métodos se tornam mais fáceis de serem esclarecidos. Todas as grandes ações humanas incluíram um fator divino e um fator de liderança, isso significa que Deus nos deu uma missão que requer planejamento de nossa parte como líderes.

CUMPRINDO A MISSÁO

Eu tenho total conhecimento da minha missão? ( ) Sim ( ) Não ( ) Talvez

Eu tenho total conhecimento das minhas habilidades? ( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

Eu tenho total conhecimento das habilidades da minha equipe? ( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

Eu-recebo retorno da minha equipe constantemente e mantenho? ( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

Uma comunicação aberta? ( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

Eu uso esta informação para adaptar e mudar quando é preciso? ( ) Sim ( ) Não ( )Talvez

Pergunta: Qual é a minha missão?

Pergunta: O que tem me impedido de cumprir minha missão?

Exemplos Bíblicos de planejamento ...

Deus Planejou ...

"Não ouviste que já muito antes eu fiz isto, ejá desde os dias antigos o tinha pensado? Agora, porém, se cumpre ." (Isaias 37.26)

Noé planejou ...

Noé recebeu instruções específicas de Deus para construir a arca. O Senhor "lhe deu medidas detalhadas, e ele foi fiel em executar aquele projeto de longo prazo. Noé terminou a construção da arca exatamente quando Deus mandou, em 120 anos. A arca foi tão bem construída que suportou 40 dias de chuvas torrenciais e ainda flutuou um ano inteiro enquanto as águas escoavam (Gênesis 7-9).

Neemias planejou ...

O projeto de longo prazo de Neemias era ver o muro de Jerusalém reconsrruído. Ele visualizou o muro reconstruído e então começou a planejar sua reconstrução. O trabalho foi terminado em 52 dias porque cada família recebeu a responsabilidade da construção de uma parte do muro. Ele planejou e organizou o projeto com excelência (Neemias 1-5).

Davi planejou ...

O projeto de longo prazo de Davi era construir um templo (2 Sarnuel Z), mas Deus não permitiu que ele fizesse isso por causa de sua associação com as guerras (1 Reis 5:2-3). Entretanto, quando Salomão foi escolhido para sucedê-lo, Davi lhe entregou o projeto completo do templo e uma lista dos materiais disponíveis. Depois de sete anos de construção o templo estava concluído, e o projeto de longo prazo de Davi foi cumprido.

Jesus contou parábolas sobre planejamento ...

Muitas vezes falhamos em observar que Jesus falou frequentemente sobre a necessidade de planejamento e estratégia. Em duas de Suas parábolas Ele nos explica o quanto é insensato negligenciar o planejamento:

• o Construtor Prudente e o Construtor Insensato (Mateus 7:24-27)
• O Construtor calculando os Custos (Lucas 14:28-30)
• O Rei Planejando a Batalha (Lucas 14:31-32)
• O Mordomo Infiel (Lucas 16: 1-8)

O FUTURO MUTÁVEL ...

A curva do crescimento

Charles Handy diz que a maior parte dos crescimentos organizacionais ocorre como ilustra o diagrama à direita. O crescimento é alcançado rapidamente (Ponto A), mas quando atinge o pico o declínio se inicia em seguida (Ponto B). Um líder precisa entender isso e implementar mudanças antes que o dedínio se instale. Isso significa que um líder precisa dar início a mudanças no Ponto A.

Prevendo mudanças e o período de caos

Quando a mudança é iniciada no Ponto A, os seguidores não irão entender o que o líder está fazendo. Quando a mudança é implementada eles se sentem chateados, ressentidos e até desanimados. Este é o "período de caos" (a área sombreada).

Prosperando em meio ao caos

Por causa da rápida mudança de ritmo em uma organização, o líder deve estar constantemente avaliando, planejando e fazendo mudanças sadias. Isso significa que os seguidores poderão sentir-se instáveis como se estivessem em um estado constante de caos. Os grandes líderes e organizações devem aprender a progredir nesta situação.

Aplicação

Os líderes devem preparar seus seguidores para o período de caos logo no início, durante o processo de planejamento a longo prazo. Os seguidores devem ser continuamente informados do que está acontecendo antes da implernentação de quaisquer planos. Ganhe a confiança dos seguidores incluindo-os nos planos, dando a eles a oportunidade de participar de acordo com suas áreas e motivando-os durante o período de caos.

PASSOS PARA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EFICAZ

1. PLANEJE PLANEJAR

Um erro comum que as igrejas cometem é falhar em seguir este passo. Uma certa quantidade de tempo e energia deve ser estabelecida na agenda semanal para o processo de planejamento. Todos concordam que o planejamento estratégico é importante, mas nós freqüentemente sentimos que estamos perdendo tempo quando gastamos muitas horas em sua execução. O oposto normalmente é verdade. Veja o diagrama abaixo. Quando há pouco planejamento, a execução leva muito mais tempo por causa das mudanças e eventos inesperados. Quando uma grande parte de tempo é investida em planejamento, podemos até nos sentir de alguma forma improdutivos, mas a longo prazo vamos ter economizado tempo nas tarefas gerais. O gráfico abaixo não é uma fórmula científica, mas uma ilustração do que pode acontecer quando gastamos tempo planejando nossas ações.
2. DETERMINE O SEU OBJETIVO PRINCIPAL

Este estágio envolve uma perspectiva ampla de todo o projeto. Antes de decidir sua agenda diária, você deve determinar que objetivo pretende alcançar. Tanto o planejamento estratégico (longo prazo) quanto o planejamento operacional (curto prazo) se originam a partir de respostas a estas duas perguntas:

Por que Nós Existimos?

O que Estamos Tentando Realizar?

3. AVALIE A SITUAÇÃO

Um projeto para o futuro baseado em uma visão não realista do presente resultará em desastre. Uma maneira de verificar se estamos enxergando a siruaçâo claramente é olhar para ela a partir de ângulos diversos. Nossos dois olhos, por exemplo, nos dão o senso correto de perspectiva e profundidade porque cada olho vê o objeto de um ângulo diferente. Da mesma forma, poderemos enxergar melhor nossa situação presente quando olharmos para ela de mais de um ponto de vista. Veja as quatro perspectivas listadas abaixo a serem consideradas quando você estiver avaliando sua situação.


- PONTOS DE VISTA A SEREM AVALIADOS -

a) De dentro da Organização. O que você está fazendo a partir da perspectiva daqueles com quem você trabalha?

b) De fora da Organização. O que você está fazendo a partir da perspectiva daqueles que não conhecem a sua estratégia?


c) Ponto de Vista ATUAL. Como está a sua situação vista de onde você está agora?
d. Ponto de Vista FUTURO. Como estará a sua situação daqui a meses ou anos? Que TENDÊNCIAS estão se desenvolvendo?

4. PRIORIZE AS NECESSIDADES.

Agora, liste os objetivos de sua equipe em ordem de importância e prioridade. Os resultados podem se perder quando as necessidades não estão ordenadas por prioridades. Em geral as coi as fáceis são sempre feitas, enquanto as coisas importantes são deixadas de lado. Nós temos a tendência de fazer as coisas mais urgentes, não as mais importantes. Quando o objetivo principal é negligenciado, nós nos tornamos escravos do imediato.

5. FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS.

Alvo: A quem estamos tentando servir e quais são as necessidades que estamo atendendo?
Liderança: Nós temos as pessoas certas na liderança para cumprir os no o objetivos?
Conselho: Nós precisamos do conselho de quem para sermos bem sucedidos?
Direção: Exatamente o que nós vamos fazer a curto, médio e longo prazo?
Organização: Quem é responsável pelo quê? Quem vai supervisionar quem?
Fundos: Quanto esperamos gastar e ter como renda?
Relatório: Nosso progresso está alinhado com o nosso objetivo?
Comunicação: Como podemos comunicar o que estamos fazendo de maneira eficaz?
Avaliação: Nós estamos buscando a qualidade que esperamos ou demandamos de nós mesmos?
Melboria: Como podemos continuar melhorando nos aspectos críticos do nosso ministério?

6. ESTABELEÇA ESPECÍFICOS.

a) Escritos: Escreva em um papel o que você quer realizar. Isso servirá como um lembrete diário do que deverá ser feito em seguida.

b) Específicos: Um plano geral pode ser fácil de ser formulado, mas é mais fácil definir os objetivos quando o alvo é específico.


c) Realistas: Estabeleça alvos a serem alcançados. Embora seja emocionante estabelecer grandes objetivos no início, nós precisamos lembrar que um alvo só vale a pena se puder ser alcançado.

d. Mensuráveis: Um alvo mensurável é importante porque permite a você avaliar como está se saindo

e) Pessoais: Alvos pessoais inspiram e motivam você.

Eles precisam se conectar ao seu coração para movê-lo a agir. f) Convictos: Você precisa estar convencido da importância dos seus alvos. Somente assim você investirá neles.

7. COMUNIQUE E ESCLAREÇA.

Comunicar é compartilhar a visão do objetivo a ser alcançado. Esclarecer é mostrar os passos que precisam ser seguidos. Isso não significa especificamente dizer a alguém o que fazer. Ao contrário, significa dar a ele ou a ela as diretrizes para que o alvo seja alcançado. Por isso, toda reunião de planejamento deve incluir os itens abaixo.

a) Conclusões escritas
b) Listagem do projeto

c) Prazos

d) Listagem dos recursos
e) Próximos passos (itens de ação)
f) Responsabilidade (líderes do projeto)


8. IDENTIFIQUE OS POSSÍVEIS OBSTÁCULOS

O próximo passo é identificar possíveis desafios. Pense nos obstáculos que podem surgir para que você possa desenvolver maneiras de superá-los. Imagine o "pior cenário" e como você poderia reagir a ele. Com planejamento e antecipação, você consegue evitar muitos dos obstáculos que normalmente tornariam grande parte do seu tempo. Quando você investe tempo para planejar, gastará menos tempo executando.

a) "O Repasse Mental." Repasse mentalmente todo o objetivo ou evento que você está planejando e anote tudo que você poderia esquecer.

b) "Os Próximos Passos." Determine a ação imediata que deverá ser realizada para o alcance do objetivo. Este é o resultado mais importante de qualquer reunião.

9. TENHA UM SISTEMA ABERTO DE PLANEJAMENTO.

OS líderes devem possuir um sistema aberto de planejamento que seja sensível a influências externas. A tomada de decisão e o planejamento podem adaptar-se a essas realidades. Um sistema fechado pode fracassar ao ignorar os fatores externos.

10. E GERENCIE E DIRECIONE SEUS RECURSOS.

Além das pessoas, seus patrimônios mais valiosos são o tempo (programação) e o dinheiro (orçamento). Invista nos dois de maneira sábia e específica.

Programação
Estabeleça os itens de um programa que seja responsável,
mas também produtivo. Sem uma programação
você não pode controlar o progresso.

Orçamento
Determine os custos do projeto e em que ponto
eles irão ocorrer. Tente remover quaisquer
surpresas que possam surgir!


11. MONITORE E CORRIJA

Um rio está constantemente em mudança e nunca é o mesmo que um dia já foi. As organizações também são assim. Não importa o quão cuidadosamente seus planos tenham sido elaborados, sempre há uma constante necessidade de monitoramento e correção se o destino final quiser ser alcançado. Sempre tenha um plano determinado, mas entenda que no minuto em que você deixar de fazer ajustes e mudanças, seu curso será alterado e você se desviará.

12. AVALIE OS RESULTADOS.

Manter a "contagem dos pontos" é a única maneira de saber se você está ganhando ou perdendo. Desenvolva métodos de avaliação. Se você for implementar mudanças, precisa fazer isso com base nas informações mais atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário