Adicione-me no Orkut

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Não mais escravos agora filhos

Não mais escravos agora filhos


TEXTO BASE: Gálatas 4.4-9

“Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: "Pai, meu Pai." Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos. No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses. Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? Por que querem se tornar escravos deles outra vez?”

Introdução: “A plenitude dos tempos” expressa que Jesus veio ao mundo no momento exato. Os governantes romanos haviam conseguido uma era de relativa paz, sua rede de estradas facilitava as viagens; o amplo uso da língua grega facilitava a pregação do evangelho. Nessa mesma época houve uma fome espiritual intensa devido um longo período (400 anos) sem profetas ou uma grande atuação de Deus. Jesus veio para libertar os cativos, para dar vida, e para fazer do homem pecador filho de Deus.

1 – LIVRES DA ESCRAVIDÃO.

          Um homem pode ser livre, na sociedade deste mundo. Entretanto espiritualmente pode ser um escravo do pecado e das situações que gostaria, mas não pode ter domínio sobre elas, pois a verdadeira liberdade é aquela que nos livra das algemas do pecado, de seu poder e servidão. Cristo Jesus é quem liberta o homem da escravidão ao pecado, o qual é o verdadeiro senhor de escravos. “Vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus para fazer o que é direito.” (Romanos 6.18) “Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” (Gálatas 5.1).

2 – RESGATADOS POR JESUS.

          A Palavra resgatou no grego é eksarorazo, isto é, “comprar de”, “comprar de volta”, “libertar”. Este era um termo usado para indicar libertação por compra de escravo. Cristo pagou preço de sangue se tornando maldito em nosso lugar. O que você está fazendo em gratidão por esse ato? Qual o preço do seu sacrifício? Qual sua ação por outros que não foram ainda resgatados? Até onde você iria por amor a Cristo? Ele (Jesus) doou a sua vida pela humanidade, ou seja por mim e por ti.

3 – PARTICIPANTES DE UMA LINHAGEM ESPIRITUAL.

          O novo nascimento dá ao crente uma linhagem espiritual. Daí por diante, tal homem vai sendo transformado segundo a imagem do Irmão mais velho, Cristo (Romanos 8.29). Esse é um processo que passa de estágio de uma fase de glória para outra, tanto no tempo quanto na eternidade “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.” (II Coríntios 3.18). O resultado final desse processo de transformação é a real participação na natureza Divina “Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” (II Pedro. 1.4).

4 – TOMANDO POSSE COMO FILHOS DE DEUS.

          Ser filhos de Deus se dará somente mediante a regeneração e a adoção, através da aceitação de Jesus Cristo como Salvador e Senhor. “Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.” (João 1:12,13) “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.” (Gálatas 3:26) O que acontece é que muitos mesmo depois de tudo isso não vivem em liberdade conforme ensinado pelo apóstolo João “Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres.” (João 8.36). Sendo pecador não viva na prática do pecado; não aceite acusações do inimigo por causo do seu passado; saiba viver como herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo. “Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.” (Romanos. 8:17).

CONCLUSÃO.

          Não somos “filhos da ira” (Efésios 2:3), nem “filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Somos filhos de Deus vivamos, por isso podemos viver essa realidade em nosso cotidiano, triunfantes, felizes, prosperando e abençoados e abençoando vidas. Você não é qualquer um, você é filho de Deus! A Palavra do nosso Deus nos revela eu Deus tem o melhor para nós, o que ouvidos nunca ouviram o que olhos humanos nunca viram, o que jamais a mente humana foi capaz de pensar, é o que Deus tem preparado para ti meu irmão. Por isso exulte, cante, alegre o seu coração, mesmo em momentos difíceis, pois você é filho e não escravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário