Estar junto nem sempre é comunhão
Texto base: Colossenses 3:1-17
1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,
7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.
8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas
10 e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
11 Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
INTRODUÇÃO:
          A palavra COMUNHÃO provém do termo grego koinonia (koinonia), que significa "relação", "comunicação".
          Podemos estar juntos e não ter comunhão. Compartilhar do mesmo grupo e manter-se separado. Comunhão significa ter tudo em comum. As coisas boas e desagradáveis também. Como Igreja, temos que cuidar da comunhão. 
          Na Carta aos Colossenses Paulo trabalha Cristo nos relacionamentos dentro da Igreja. Cristo é o Centro dos relacionamentos cristãos. 
          Sua obra por nós é a única possibilidade de vivermos relacionamentos para a sua Glória: “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” v.3. 
          Porém, o interessante é notar que muitos na Igreja não dão o devido valor que os relacionamentos cristãos merecem e Paulo não só destaca a importância dos mesmos como descreve o modelo de Deus para tais. 
          Declara que algumas práticas são ladrões do relacionamento saudável e outras são colaboradoras e indispensáveis para a verdadeira comunhão, que é um dos propósitos para nossa existência.
          Ficaríamos felizes em verm tantas pessoas juntas nos nossos cultos e como nosso coração fica entusiasmado quamdo podemos contemplar a transformação na vida de tantos. Mas com quem de fato nos relacionamos? Com quem partilhamos sobre nosso coração? O que temos crescido por meios dos relacionamentos?
          Vamos aprender com o texto de Paulo aos irmãos de Colossos o que Deus espera dos nossos relacionamentos cristãos. Como é possível desfrutar de relacionamentos que expressam uma real comunhão?
Estar junto nem sempre é comunhão! Comunhão verdadeira é você...
1. Deixar atitudes que prejudicam os relacionamentos v.1-9
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.” v.1
          Uma coisa que chama atenção de Paulo é que ele não tem rodeios, ele dá os nomes aos “bois” doa a quem doer. Ele lista pelo menos 11 comportamentos, atitudes e ações que definem muitos pecados que quebram a comunhão com Deus e com o próximo.
          Estas atitudes são típicas de pessoas que não possuem o senhorio de Cristo e mesmo assim Paulo dispara contra aqueles irmãos. Você tem a tendência de trazer costumes de sua vida antiga à tona e sempre quando isto ocorrer seus relacionamentos sofrerão. Veja a lista dos ladrões da comunhão verdadeira e avalie sua vida!
1) IMORALIDADE SEXUAL
2) IMPUREZA
3) PAIXÃO
4) DESEJOS MAUS
5) GANÂNCIA
6) IRA
7) INDIGNAÇÃO
8) MALDADE
9) MALEDICÊNCIA
10) LINGUAGEM INDECENTE NO FALAR
11) NÃO MINTAM UNS AOS OUTROS
Estudo calcula "custo da fofoca" no trabalho BBC Brasil
          Um levantamento realizado com trabalhadores britânicos estimou o custo da fofoca. Dos cerca de 28,9 milhões de trabalhadores britânicos, um porcentual equivalente a 13% admitiu gastar pelo menos duas horas semanais fofocando com os colegas, revelou a pesquisa.
          Nos cálculos da consultoria, os britânicos gastam 7,4 milhões de horas semanais nesta atividade. Como o salário médio na Grã-Bretanha é de 11,71 libras por hora, o estudo concluiu que as empresas perdem mais de 86 milhões de libras por ano (cerca de R$ 345 milhões). Esta matéria foi lançada em 2007.
Nossa busca de como proceder, como filhos de Deus, deve ser incansável. Unindo os versos 1 e 10 lê-se
          “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus... e se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” vs.1 e 10
Vamos cantar o Cântico “Jesus Cristo mudou meu viver”
Estar junto nem sempre é comunhão! Comunhão verdadeira é você...
2. Considerar todos de forma igual v.11.
“Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu,... mas Cristo é tudo e está em todos.” v.11
          Quando aperfeiçoamos os relacionamentos começamos a ver cada pessoa com olhos de Jesus, seja salvo ou não.  Fazer pouco de alguém ou tratá-lo como mais elevado sobre os demais é prejudicial à comunhão. Jesus tratava as pessoas com o mesmo Amor e carinho: Zaqueu; Nicodemos; A pecadora; receberam o mesmo amor, carinho e tratamento.
Devemos sempre tratar com alegria e sem restrição.
“Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”. Lc 6:38
- Dê cuidado
 - Dê atenção
 - Dê estimulo
 - Dê palavras de conforto e bênção
 
3. Colocar em prática a vida de Jesus v.12-14
“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” v.14
Devemos sempre nos esforçar para expressar na prática o verdadeiro caráter de Jesus. Veja abaixo aquilo que está disponível em Jesus para que você seja um agente da verdadeira comunhão.
1) Compaixão
2) Bondade,
3) Humildade
4) Mansidão
5) Paciência
Para suportar alguns irmãos precisamos nos revestir de amor e colocar a compaixão prática. Tente compreender sua história, suas dores e cicatrizes.
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” v.13
... e se der vontade de reclamar mire no exemplo de Cristo
“Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca.” Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.” I Pedro 2: 22-24
Busque agradar em tudo o seu próximo
“Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: “Volte amanhã, e eu lhe darei algo”, se pode ajudá-lo hoje.” Prov 3: 27 e 28 Vamos cantar o Cântico “Quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união”
Estar junto nem sempre é comunhão! Comunhão verdadeira é você...
4. Desfrutar dos benefícios dela
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo.” v.15
Num mundo com tantas guerras, desastres, viver entre pessoas que se amam que se ajudam, que vivem em paz. Pra isto tudo: “isto não tem preço”!
“Nós é mais poderoso do que Eu” Jonh Maxuell (frase retirada do twitter)
Estar junto nem sempre é comunhão! Comunhão verdadeira é você...
5. Edificar a vida do outro
“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.” v.16
- Edifique Relacionamentos
 - Estimule a fazer parte de um Pequenos Grupos
 - Incentive a fazer parte da família de Deus através do batismo
 
“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” v.17
Precisamos nos conhecer melhor! Como vive o meu irmão em Cristo?
Comunhão verdadeira é ...
- Deixar as atitudes ruins
 - Considerar a todos
 - Colocar em prática Jesus
 - Edificar o outro
 - Desfrutar dos benefícios da família
 
QUEM GANHA CUIDA!
Cântico: “Corpo e família”

Nenhum comentário:
Postar um comentário