Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Recebendo e implementando uma visão dada por Deus

Eu tenho um sonho
Recebendo e implementando uma visão dada por Deus

“Todos estes morreram na fé. Não alcançaram as promessas.
Viram-nas de longe, e as saudaram.” (Hebreus 11.13 KJV)

O QUE È VISÂO?

          Seria difícil separar liderança de visão. Todos os bons lideres são guiados por uma visão e não lideram apenas para manter as cosas do jeito que estão. Eles desejam levar seu ministério a algum lugar. Mas será que visão é só isso? Alguns tentaram definir o que é visão:

  • “Visão é ver o futuro no presente, onstruído sobre o passado.”
  • “Visão é ver o invísivel e torná-lo visível.”
  • “Visão é uma ponte de informações do presente para um futuro melhor.”
          Em seu livro O servo como lider (The servant as leader), Robert Greenleaf diz: “A visão interna é a bússola do lider. Quando ele a perde e as suas situações começão a forçá-lo a agir, ele se torna um lider só no nome. Ele deixa de liderar para apenas reagir a situações imediatas, e provavelmente não permanecerá como lider.” As pessoas esperam um lider que lhes dê esperança, ou seja, uma imagem do lugar para onde elas devem ir.
          Visão é uma imagem guardada nos olhos da sua mente que mostra como as coisas poderiam ou deveriam ser nos dias vindouros. A visão é o retrato de um mundo melhor. A imagem é interna e pessoal. Eventualmente, você tera que pintar este quadro mental dentro de outras pessoas, se quiser que a visão se materialize em seu ministério. Assim como Deus usou sua imaginação para criar esta visão do futuro, você terá de ajudar a outros a captar a mesma visão dentro de si para que possam participar de sua implementação

Observe os ingredientes de uma visão divina:

A) Uma imagem clara. (Ela serve como uma espécie de mapa no seu interior.)
B) Uma mudança positiva. ( Ela melhora as condiçoes presentes de introduzir o Reino de Deus)
C) Um enfoque futuro. (Ela dá a direção para o futuro que ainda não se viu.)
D) Um dom de Deus. (Ela é divinamente inspirada, não humanamente manipulada.)
E) Um povo e tempo específicos. (Ela é para um lider e um grupo específicos, para um tempo determinado.)

O NASCIMENTO DE UMA VISÃO

Para muitos lideres, a visão começa com uma idéia, sem muito detalhe ou clareza. Com o passar do tempo, essa idéia se transforma em uma área de interesse e logo se transforma em paixão. Ela toma forma dentro de suas mentes e corações. De muitas maneiras, o nascimento de uma “VISÃO” é comparável ao nascimento de uma criança. Assim como o bebê, a visão passa por vários estágios até amadureçer.


INTIMIDADE

          Da mesma forma como o marido e a esposa precisam se unir para dar vida a um filho ou filha, um líder tem de experimentar intimidade com Deus a fim de conceber uma visão. As pessoas que receberam uma visão passarm muito tempo com Deus em adoração, silêncio, solidão e reflexão. Esta união faz com que Deus tenha a oportunidade de falar e revelar o que Ele quer que o lider faça. Ele planta a semente e da visão dentro de você.

CONCEPÇÃO

          Deus não ira lhe comunicar uma visão toda vez que você se encontra com ele. A concepção não ocorre toda vez que o marido e a esposa ficam juntos. Entretrando, quando Deus revela a visão, ela vem na forma de semente e precisa crescer em seu interior. Quando ele planta a visão em você, inicialmente ela pode não parecer muito clara, ou não formada por completo, mas lembre-se disso: Deus é o marido você é a noiva de Cristo. Assim como o bebê parece tanto com a mãe e com o pai, a medida que a visão cresce, ela para ser como Deus (Será grandiosa e focada nas prioridades dEle) e também se parecerá com você (combinará com os seus interesses e dons).

GESTAÇÃO

          Este é o período mais longo do processo. Uma criança leva nove meses pra nascer. Uma visão de Deus pode até levar mais tempo. Durante este período, o lider identifica-se com o problema, intercede pelas pessoas e intervem no processo. A visão esta se formando no seu interior. Quando um bebê esta se formando no interior de sua mãe, ele muda a mãe drasticamente. O mesmo acontece com a visão de Deus: ela ira se expandir, e você nunca mais se satisfará com idéias humanas.

TRABALHO DE PARTO

          Este estágio é normalmente o mais doloroso. Já perto do nascimento da visão, o trabalho torna-se árduo. Semelhante ao nascimento de uma criança, as dores do parto se tornam mais frequentes e intensas. Este é um sinal de que o nascimento está próximo. O mesmo acontece com uma visão dada por Deus. O inimigo geralmente vem para roubar a visão no momento em que ela irá acontecer, trazendo dor e luta. O combate se intensifica, pois ele quer que abortemos a visão. Não desista. O trabalho de parto é um bom sinal de que algo está para acontecer.

NASCIMENTO

          Finalmente, a visão nasce. Aquilo que esta ocrrendo no interior do lider agora vem à luz e todos podem ver o fruto da oração, do planejamento. De fato, muitos vêm comemorar com você nesta fase, e você fica imaginando onde eles estavam enquanto você lutava para manter a visão viva. Não fique irado! Deixe que eles celebrem com você, e convide-os a ajudar. A visão agora deve crescer e começar a caminhar por si só.

VISÃO DADA POR HOMENS                                              
a) Você a cria com base em seus dons e habilidades.        
b) Seu cumprimento depende de você estar à frente dos outros.
c) Outras organizações semelhantes são vistas como concorrência.
d) Seu objetivo é construir uma organização e gerar renda

VISÃO DADA POR DEUS


a) Você a recebe como uma revelação de Deus.

b) Seu cumprimento esta ligado à obediencia do lider.

c) Outros ministérios semelhantes são vistos como complementares.
d) Seu objetivo é servir as pessoas, honrar a Deus e fazer com que o Seu Reino avance


PASSOS PARA ALCANÇAR O CUMPRIMENTO DA VISÃO DE DEUS (MATEUS 9.35-10.8)

Mateus 9.35 – 10.8 marca um ponto-chave no ministério de Jesus. Até este ponto, Ele exercia seu ministério enquanto os discípulos apenas o observavam. Leia esta passagem e obeserve o processo e a estratégia adotados por Jesus para cumprir com a visão que Deus havia lhe dado. Ele deixa alguns passos para serem seguidos por nós hoje.

1 – Seja ativo no serviço e comece obedecendo.

“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias.” (9.35a)
          Jesus não se sentou no às margens do mar da Galiléia esperando que as oportunidades ministeriais viessem até ele. Ele estava la fora, conversando com as pessoas, entrando em suas vidas. Ele servia ativamente ao povo onde quer que ele estivesse. Nós precisamos lembrar que Deus normalmente compartilha sua visão com aqueles que já estão obedecendo e colocando em prática suas habilidades.

2 – Comunique a revelação que você já tem.

“...ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino,...” (9.35)
          Você sabia que já conhece 95% da vontade de Deus para sua vida? “Mas como?” – você pode perguntar. “Eu sinto que estou constantemente tentando descobrir qual é a vontade de dEle para mim.” Abra a bíblia. Deus revelou 95% da sua vontade para as nossas vidas nela, e ainda assim constantemente o importunamos com os outros 5%, sobre vai ser o nosso cônjugue, que carreira devemos agir, qual será nosso futuro... Deus simplismente diz: Obedeça naquilo que você já conhece, e então lhe mostrarei mais.

3 – Observe e entenda a realidade da condição humana.

“E, vendo as multidões, ...” (Mateus 9.36a)

          Jesus estava lá, entre o povo, observando-o. Ele via as expresssões de dor em suas faces e as necessidades físicas que afligiam as pessoas quando vinham a Ele para serem curadas. Jesus se deteve o tempo suficiente para observar e compreender a condição do povo.

4 – Permita que Deus o toque sobre uma necessidade específica.

“...teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.” (Mateus 9.36b)

          O coração de Jesus se movia de íntima compaixão. Ele se compadecia das pessoas e das condições em que se encontravam. É assim que toda a visão começa: com um sentimento. Você vê algo errado, algo que não esta sendo feito e que deveria ser feito. Quando um coração é tocado por uma necessidade, Deus compartilha sua visão para cumprir sua necessidade específica.

5 – Procure o diagnóstico divino: Qual é o problema a ser resolvido?

“A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.” (Mateus 9.37)

          Jesus viu a necessidade: as pessoas precisavam de curas física, emocional e espiritual. Em seguida, Ele identificou o problema: não havia gente para trazer a elas a mensagem de esperança e cura. Até este momento, Jesus estava fazendo todo o trabalho de cura sozinho, mas havia mais pessoas com necessidades do que Ele conseguia tocar. Seu diagnóstico foi: “seara grande, poucos trabalhadores.”

6 – Ore para determinar aquilo que pode suprir a necessidade.

“Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” (Mateus 9.38)

          O que Jesus determinou que supriria aquela necessidade? Mais trabalhadores! E Ele orou exatamente por isso. Observe que Jesus não orou por prédios maiores ou por mais dinheiro. A única coisa pela qual ele orou, foi para que Deus enviasswe mais trabalhadores.

7 – Escolha uma equipe e prepare-a para ajudá-lo.

“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder...” (Mateus 10.1)

          Sem uma visão, o povo perece. Entretanto, há uma outra verdade que devemos compreender: sem povo, uma visão perece. Jesus não conseguia cuidar de todas as necessidades daquele povo sozinho. Esse era o problema! Ele precisava de mais trabalhadores para ajudá-lo a cumprir sua visão. Então, Jesus formou uma equipe e lhes deu poder para ajudá-lo.

8 – Aja imediatamente para cumprir a visão.

“Jesus enviou estes doze...” (Mateus 10.5)

          Jesus não exitou nem um pouco. Ele escolheu a equipe e imediatamente os enviou com instruções sobre como executar o seu trabalho. Ele compartilhou a visão e os capacitou com as ferramentas necessárias para o seu cumprimento. Os discípulos foram a resposta à oração por mais trabalhadores.

QUE VOZ INSPIRA SUA VISÃO?

          Ao pensar acerca da visão que você pode estar seguindo, lembre-se de que Deus usa umam variedade de “vozes” para comunicar-se conosco. Pense como ele o motivou no passado. Que métodos ele usou.
  • A voz interior. A sua visão vem de objetivos na vida, missões ou de seus desejos pessoais? Você não conseguirá realizar algo em que não acredita.
  • A voz da indignação. A sua visão tem origem em algo em que você não gosta ou em alguma injustiça ou problema? Você reclama da escuridão ou acende um fósforo?
  • A voz do sucesso. Você acha que sua visão vem de pessoas que ja passaram pela mesma situação? Encontre alguém que possa ser um mentor em sua vida.
  • A voz do alto. Uma visão verdadeiramente valiosa é aquela que é dada por Deus, que irá guiar seu presente e futuro. Você costuma ter uma visão ampla sobre os fatos ou sempre olha as situações pelo buraco da fechadura?

FERRAMENTAS PARA COMUNICAR SUA VISÃO...

          A partir do momento que tiver captado a visão, vocêr precisará encontrar maneiras de comunicá-la às pessoas. Há mais de 50 anos, Winston Churchill foi um mestre em comunicar sua visão ao povo britânico durante a 2ª Guerra mundial. Como primeiro ministro, ele desenvolveu um padrã que utilizava cada vez que ia comunicar sua visão ao povo. Estas eram as cinco ferramentas usadas por Churchill:

1ª Ferramenta: UM COMEÇO FORTE
2ª Ferramenta: UM ÚNICO TEMA
3ª Ferramenta: UMA LINGUAGEM SIMPLES
4ª Ferramenta: ILUSTRAÇÕES
5ª Ferramenta: UM FINAL EMOCIONANTE

Conclusão: Como devemos conduzir a visão...

1. Veja-a: Claramente
2. Mostre-a: Criativamente
3. Comunique-a: Constantemente

Avaliação: Qual foi o passo mais difícil para você em sua iniciativa de implementar a visão?

Aplicação: Como você pode comunicar sua visão de maneira mais eficacaz, de acordo com o padrão bíblico? De que formas você pode criar um ambiente no qual possa receber e implementar a visão de Deus para sua vida de forma eficaz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário