Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudo do Livro de Lamentações de Jeremias

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS
Só resta a esperança

"Minha alma ainda os conserva na memória, e se abate
dentro de mim. Torno a trazer isso à mente, portanto tenho
esperança" (Lm 3.20-21)

O que fazer diante de uma catástrofe? O que expressar quando nos sobrevém um acontecimento desesperador? Ficar quieto? Colocar todos os sentimentos para fora? Estamos diante de um livro de lamentos, de choro que provém das mais profunda tristeza e decepção.

O NOME E AUTORIA DO LIVRO

Na Bíblia hebraica o título era derivado da primeira expressão do livro: "Oh, como" A Septuaginta tem o título threnoi, Lamentos. A nossa Bíblia segue a tradição da Vulgata em afirmar "Lamentações de Jeremias", atribuindo-Ihe a autoria.

FUNDO HISTÓRICO

Os lamentos são por causa da destruição de Jerusalém e a desolação de Judá que ocorreram em 587 a.c. Desde o cerco a situação já era deprimente e agora, com a destruição, a situação era de lamentar profundamente. O autor então, chora e faz uma confissão dos pecados da nação, a verdadeira causa da destruição. A dor maior de Jeremias era porque havia avisado constantemente, mas não tinha sido ouvido. O desastre nacional veio como consequência da rebeldia do povo. Deus havia visitado em juízo histórico porque é um Deus justo, muito embora tenha dado muitas provas de sua longaminidade.

A TEOLOGIA DE LAMENTAÇOES

Deus é justo e visita os pecados de seu povo com castigo. Não é por ser povo de Deus que Judá poderia fazer o que bem desejasse. Deus não é parcial mas trata cada um na medida de seu pecado. Deus é misericordioso e reserva esperança e futuro para aquele que se arrepende.

CONTEÚDO DE LAMENTAÇÕES

1) O primeiro lamento (1.1-22). Aqui a Jerusalém destruída é chorada, mas a causa é identificada: o seu pecado. Jeremias registra o seu lamento e pede a misericórdia de Deus sobre o seu povo.

2) O segundo lamento (2.1-22). Neste lamento encontramos o registro de como Deus ficou irado com o seu povo e que tipo de punições imediatas sobrevieram. Como a fome, por exemplo. Os falsos profetas são duramente criticados por conduzirem o povo a esta situação. Jeremias ora com lágrimas nos olhos.

3) O terceiro lamento (3.1-66). O aflito chora e lamenta. Principalmente quando recorda que isso poderia ser evitado por causa da misericórdia de Deus, que é tão grande, se tão somente o povo tivesse voltado para o Senhor. O exílio iria ocorrer, como parte já havia ocorrido, mas não precisaria tanta destruição. Jeremias conclama o povo à renovação espiritual para se evitar danos maiores por causa do pecado. A segurança que o povo tem é que, em havendo arrependimento. Deus ouvirá as orações e consolará o seu povo.

4) O quarto lamento (4.1-22). O poeta lembra dos dias passados e vê como o povo se desviou para maus caminhos, chegando ao ponto em que chegou: o cerco de Jerusalém e sua destruição. Que vergonha. que calamidade. O povo que se chamava pelo nome de Deus entregue àquela situação vexatória!

5) O quinto lamento (5.1-22). Jeremias clama pela misericórdia de Deus, reconhece a natureza do pecado e pede que Deus restaure, porque crê que Deus não rejeitou o seu povo para sempre.

LAMENTAÇÕES PARA HOJE

Lamentações ensina que não devemos tratar o pecado como uma coisa qualquer. Deus trata o pecado exatamente como ele é: transgressão de sua vontade. Ensina que somos responsáveis por aquilo que fazemos e jamais podemos transferir a responsabilidade. Ensina ainda que se confessarmos os nossos pecados, por mais "pesados" que sejam. Deus é gracioso em nos perdoar. Aprendemos com Lamentações o que Paulo ensinou sobre a "tristeza segundo Deus", a qual conduz ao arrependimento. O pecado deve ser lamentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário