Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudo do livro de Oséias

Estudo do livro de Oséias

"Vinde, e tomemos para o Senhor, porque ele despedaçou e
Nos sarará; fez a ferida, e no-lo atará." (Os 6.1)

Graças a Deus pelos profetas! Eles foram um instrumento poderoso nas mãos de Deus em épocas de grande dificuldade e frieza espiritual. Oséias representa a incessante busca de Deus pelo seu povo que o havia abandonado. Ele quer que o seu povo volte em arrependimento e experimente a graça de sua presença.

UM POUCO DE SUA PESSOA

Ele era filho de Beeri e profetizou nos dias dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, de Judá: e Jeroboão. de Israel. Portanto ele era um profeta do oitavo século antes de Cristo, que profetizou no Reino do Norte. As informações sobre ele são raras, apenas sabemos o seu nome. o nome de seu pai. o fato de que era casado e teve filhos (1.1-9; 3.1-3).

UM POUCO DE SEU TEMPO

Os reis da época de Oséias já foram indicados acima. A parte da Bíblia que descreve o contexto histórico de Oséias é II Reis 15 a 17.0 contexto é da expansão territorial e econômica sob Jeroboão, tornada possível porque a Assíria tinha cessado de fazer incursões na região. Havia também a volta do culto a Baal, que antes havia sido banido por Jeú (II Rs 10). Depois da morte de Jeroboão, no entanto, o Reino do Norte assistiu, por trinta anos, ao desfile de seis reis, culminando com o desterro de Israel em 722 a. sob Sargão II Contexto de crise nacional e pessoal foi o que Oséias enfrentou. A época coincide com o reinado assírio de Tigiate-Pileser 11(745-727 a.C).

A MENSAGEM DE OSÉIAS

Oséias é o mensageiro do retorno. Não só em palavras, mas também do próprio ato profético de seu casamento que serve como ensino vivo para o povo de como Deus incessantemente busca os seus filhos. O casamento é o modelo da relação entre Deus e o seu povo. A expressão retomo aparece quinze vezes no livro.

TEOLOGIA DE OSÉIAS


Deus mesmo se apresenta e se descreve como o Senhor (12.9; 13.4), indicando sua soberania. A soberania ou o seu senhorio, no entanto, não é para afastá-lo dos seus filhos; muito pelo contrário, exatamente por ser o Senhor soberano, ele se apresenta como e Deus amoroso que busca. Se Deus dirige e controla não é par, tirar liberdade, mas porque ama conduz para felicidade.

CONTEÚDO DE OSÉIAS

I) O casamento de Oséias (1. 1-3.5). Através de um casamento desajustado. Oséias vê o pecado israel contra Deus, Gomer sua esposa, tipifica Israel e seus filhos tem nomes que simbolizam o julgamento de Deus: Jizreel, "Deus espalha" (1.4.5). Lo-ruama, “não obteve misencórdia" (1.6.7) e Lo-Ami, "não é meu povo" (1.8.9). A paciência e compaixão de Oséias para com a esposa simbolizao amor de Deus para Israel.

2) A mensagem de Oséias (4. 1- 14.9). Assim como Deus mudou os nomes dos filhos de Oséias (1.11; 2.1). há de restaurar o seu povo. Mas, por causa do pecado, a punição é certa em forma de desterro (8.7: 9.9: 13.16). Reinava entre o povo a falta de conhecimento do Senhor (4.1,6), os profetas e sacerdotes eram falsos (4.5.9), a imoralidade era grosseira entre o povo (4.13- 14. 16-17; 7.4; 8.9). Haverá bênçãos para aqueles que se arrependerem. Sabemos que depois de Oséias, a imoralidade e pecado foi maior ainda, culminando na destruição e desterro do Reino do Norte em 722 a.c.

A RELEVÂNCIA DE OSÉIAS PARA HOJE

O amor de Deus é constante e consistente. Ele não deixa de nos amar e quer que voltemos para ele. Oséias mostra que Deus ama a todo tempo, mas o seu amor não o torna cego aos nossos pecados. Quando estarnos em rebeldia, ele faz tudo para nos alcançar, mesmo que o meio seja o sofrimento. Em Deus se equilibram amor e justiça. O genuino arrependimento resulta em perdão e bênçãos de Deus, a experiência de perdão é extraordinária (Sl 32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário