Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudo livro de PROVÉRBIOS

PROVÉRBIOS
Sabedoria para viver


"Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Pv 3.6)

. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria;

e o conhecimento do Santo é o entendimento." (Pv 9.10)

Todos desejam uma vida responsável e bem-sucedida. Ela depende de atitudes concretas, práticas e prudentes. Ninguém quer sair por aí tomando decisões das quais venha a se arrepender mais tarde. Queremos fazer tudo certo.

Descobrimos no decorrer da vida que muitos valores que aprendemos de nossos pais são os valores da experiência de vida. Provérbios é uma coleção que procura dar direção á vida baseada na sabedoria.

NOME E OBJETIVO DO LIVRO

O nome do livro deriva da primeira palavra hebraica do texto. Provérbio é uma frase breve ou declarações curtas tiradas da experiência, não para argu¬mentação, mas algo já conhecido e notório. Foi compilado com a finalidade de servir como Livro didático: "para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência." (Pv 1.2). Quer que todo israelita viva a vida regida pela sabedoria ensinada pela família; daí a ênfase no ensino do pai e da mãe. Ninguém deve esquecer dos sábios ensinamentos!

A NATUREZA DO LIVRO

É um Livro classificado dentro da literatura de Sabedoria de Israel como o livro de Jó e Eclesiastes. É formado de provérbios de sabedoria que conduzem a pessoa a ser prudente. As regras e os regulamentos são para conduzirem o homem ao amadurecimento como pessoa. Existem padrões básicos de conduta e moral que auxiliam o homem no seu crescimento em direção á vida responsável.

No entendimento do Livro algumas considerações devem ser feitas, porque Provérbios tem sido usado como uma lista de preceitos mágicos que funcio¬nam automaticamente. Não é bem assim. Eles não são garantias obrigatórias e legais. Não significa com isso que Deus os inspirou como promessas ou mandamentos.Trata-se de uma verdade geral que se origina de um fato concreto da vida, o qual é usado como um exemplo para ilustrar a verdade. Os provérbios não são leis e nem promessas de Deus.

O Livro deve ser lido e comparado com a Bíblia inteira, exatamente por ser composto de verdades gerais que precisam ser atualizadas segundo a progressividade da revelação de Deus. Por isso não pode ser lido como se fosse um código de leis inflexíveis, que não admitem exceções. Nem tampouco deve ser estudado como se fosse um conjunto de promessas.

Portanto o Livro de Provérbios deve seguir algumas regras básicas para sua interpretação: 1) determinar se a linguagem é literal ou figurada; 2) relacionar cada versículo com os anteriores e posteriores para ver se ele faz parte de um texto mais amplo; 3) comparar com passagens paralelas de outras partes do livro e principalmente da Bíblia toda para conferir a validade universal do provérbio; 4) destacar as expressões que afirmam verdades absolutas e as que só falam de verdades relativas e. 5) entender que o sistema de provérbros é poético e usa o raciocínio paralelo, ou o paralelismo de três tipos: a) sinônimo, em que a segunda frase reforça a primeira afirmando com diferentes palavras a mesma coisa (19.29); b) antitético, em que a segunda frase fortalece a primeira com pala¬vras contrastantes (13.9) e. c) sintético, em que a segunda frase desenvolve o pensamento da primeira (20.2).

E preciso tomar os cuidados na interpretação para aproveitar o seu valor espiritual, principalmente quando comparado com os provérbios comuns de hoje em dia.

CONTEÚDO DE PROVÉRBIOS

Assim como no livro de Salmos. Provérbios não tem uma estrutura do tipo temático, como se pode ver pelo quadro abaixo. Destacarei a seguir apenas alguns temas característicos de Provérbios para tentarmos arranjar os seus assuntos, já que a coleção é bastante mista e composta de sonetos, provérbio e epigramas. A temática geral é a sabedoria e a prudência.

1) Afirmações sobre Deus. Deus é uma realidade que infunde no homem o senso de transgressão e pecado e que cobra dele a responsabilidade por seus atos (20.9; 24.1 1.12). Há pelo menos 100 provérbios que mencionam Deus com o nome dado na aliança com o seu povo: Jeová.

2) Afirmações sobre a sabedoria. A sabedoria pode ser instrução, treinamento, entendimento, proceder sábio ou prudência. São termos sinônemos para expressar a necessidade que o homem tem de adquirir sabedoria para poder viver a vida com equilíbrio e amadurecimento. A sabedoria não é mesmo que conhecimento puro e simples. A maneira de adquirir sabedoria é pelo desviar-se do mal (9.10; 8.13; 14.2; 9.4-6) e pela dedicação a Deus em forma de vida devotada. A humildade é requisito para se obter a sabedoria (9.9; 10.8)

3) Afirmações sobre a falta de sabedoria. Provérbios é abundante em termos e expressões sobre os insensatos. As comparações entre o sábio e o insensato são constantes. O insensato é descrito por vários nomes: o simplóno ( simples), que é enganado facilmente (14.15; 22.3; 1.10,32); estúpido e obstina¬do, teimoso e por fim o de "mente fechada". Há também afirmações sobre o escarnecedor, cuja atitude mental é de aversão à disciplina e que age para destruir tudo o que é bom (cf. 9.7,8: 13.1; 15.12; 14.6;). Sobre ele, porém, vem O JUIZO de Deus (19.29).

Um outro tipo de insensato é o preguiçoso, cuja indolência é muito compa¬rado com os animais. Tudo para ele se resume em nada. Quando se pergunta r ira ele o que faz diz: nada. Quando se pergunta o que faz quando cansa de fazer nada, responde: nada. Por isso Derek Kidner, em Provérbios: inrodução e comentários, p. 41, diz que "ele não começa a fazer nada", "ele não acaba de fazer nada" e "ele não enfrenta nada". O preguiçoso é inquieto, incapaz e inútil ( 26.13,14; 22.13; 6.9.10; 12.27; 19.24; 26.15,16).

4) Afirmações sobre a amizade e a família. Provérbios também fala muito sobre amigos, vizinhos e familiares. E um Livro de experiências e todos esses são incluídos em nossa vida. O realce é no bom vizinho e no bom amigo (25.8.9; 3.29; 14.21; 14.20; 19.4-7; 27.10 etc.) Muitas menções há sobre filhos, irmãos, pais, esposa e esposo. Não é de , estranhar porque a família era um bem da maior importância na vida israelita ( 1,8-9; 6.19-20; 2.17; 16.28; 18.19,22; 19.7,14, 18; 13.24; 23.14; 22.6; 17.17).

5) Afirmações sobre a vida e a morte. Estes temas não poderiam ficar de fora, porque são objetos constantes de indagação de todo o ser humano. Todos os aspectos da vida são mencionados: social, espiritual, material, moral, psicológico , pessoal. Há grande preocupação, com a qualidade de vida que alguém deve viver dentro de uma vida de sabedoria. E exatamente para isso que serve a sabedoria: para dar qualidade de vida! ( 16.15; 15.27; 3.22; 14.30; 10.16; 15.24; 6.23; 9.6 etc.).


A RELEVÂHCIA DE PROVÉRBIOS PARA HOJE

Provérbios nos ensina que a experiência da vida tem grande valor. Não é só aquilo que aprendemos por meio do ensino formal das escolas e faculdades que tem valor. A experiência do cotidiano é muito importante para a construção de nossa personalidade. Os exemplos citados no Livro vêm do dia¬-a-dia das pessoas.

Provérbios nos ensina que devemos fazer uma distinção entre conhecimenro e discernimento. Muitos conhecem muitas coisas, mas não tem discernirnenro, o qual é a capacidade de aplicar o conhecimento à vida diária, é como saber química lendo apenas livros e não indo ao laboratório para testar. Como você pode saber se uma laranja é doce ou azeda? Descascan¬do e chupando, não é verdade? É preciso ter sabedoria para viver a vida! Não podemos viver uma vida só de teorias; é preciso praticar o que conhecemos.

Embora haja grande ênfase no indivíduo e frequentes criticas ao preguiçoso e ao insensato, Provérbios não se constitui num livro que ensine o espirito critico-negativo e que realce o egoismo. A crítica é para que não nos tornemos pessoas com a mesma índole deles. O desejo é que todos os homens sejam equilibrados, felizes e bem-sucedidos.

Provérbios é um livro de conselhos práticos para a vida, mas não contém tudo o que precisamos. Há necessidade de comparar o conhecimento com o restante da Bíblia. A coletânea de Provérbios reflete uma época espccifica e existem muitos provérbios que têm aplicação circunstancial e não tem valor permanente. É preciso, então, cuidado com a aplicação auto¬mática de cada provérbio. Cada um deles precisa ser estudado separadamente à luz época em que foi escrito para ver se há principios de aplicação universal. Aprendamos com Provérbios a valorizar cada aspecto da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário