Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudo sobre o livro de Rute

RUTE
Uma história de amor


“O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que seja ricamente recompensada pelo Senhor ,
o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!” (Rute 2.12)

Este é um dos livros mais lidos da literatura porque é ao mesmo tempo breve e abrangente. Tem tudo que é essencial para entender o todo, embora tenha poucos detalhes. É uma história de amor e dedicação, nascidos do sofrimento. É um livro que fala de pessoas simples e comuns, que cuidavam do seu dia-dia. Não é história de grandes homens e grandes mulheres.

1 – NOME, DATA E AUTORIA DESTE LIVRO

O nome deste livro de Rute, a moabita que se tornou personagem principal desta história e que entrou para a genealogia de Jesus. Ela é a bisavó de Davi. Para um povo que era tão rigoroso com a pureza da raça, esta história deveria ser lida para mostrar que Deus age com pessoas simples e de outros povos também.

Possivelmente o livro de Rute foi escrito após o estabelecimento da Monarquia e do nascimento de Davi. O anúncio, em Rute 1.1, de que o relato teve lugar “Nos dias em que julgavam os juízes...”, indica que a era dos Juízes já pertencia ao passado. A maneira com o Autor escreve a cerca de Davi, em Rute 4.17, e a genealogia de Rute 4.18-22, demonstra que o autor conheceu o esplendor do relato de Davi. Essa consideração favorece a ocasião da escrita do livro no período do reinado quando o Rei ainda não havia perdido a sua glória, ou seja possivelmente nos dia de Davi.

2 – PROPÓSITO DESTE LIVRO

Para o propósito do livro de Rute tem havido diversas sugestões. Uns acham que ele quer realçar o universalismo, pois trata de uma mulher estrangeira que encontra sustento e proteção sob Deus (2.12). Outros sugerem que é uma tentativa de escrever sobre a origem da família de Davi, pois como pode um rei tão famosso não ter uma história familiar para contar? A melhor sugestão, porém, é aquela que diz que o livro ensina a soberania de Deus, mesmo garantindo o homem o direito de escolha. Por que no livro as pewssoas são colocadas diante de uma decisão: Rute , capítulo 2; Noemi, capítulo 3 e Boaz, capítulo 4. Deus governa todas as coisas, inclusive os fatos do cotidiano que envolvem pessoas simples. A estrutura deste livro é baseada nos eventos da vida de Rute. Alguns preferem tomar o tema amor e dividir assim: a escolha (1), a resposta (2), o escanso(3), e a recompensa do amor(4).

Estrutura do livro

1. 1-18 No país de Moabe
1. 19-22 Em Belém de Judá
2. 1-23 No campo de Boaz
3. 1-18 Na eira
4. 1-12 Boaz casa com rute
4. 13-17 Nascimento de Obede (avô de Davi)
4. 18-22 Genealogia de Davi


3 – A MENSAGEM DO LIVRO

O livro tem mensagens preciosas. Umas delas é que o amor de Rute por Noemi foi muito grande, a ponto de vencer uma barreira racial. No livro existem ensinamentos sobre o amor de Deus e sobre a redenção que há em Cristo, porque Boaz era um remidor de Rute, conforme o costume da época. Sem dúvida o amor é o grande tema de Rute.

4 – CONTEÚDO DO LIVRO

A história é de Rute e Noemi. Esta, sua sogra, perdeu marido e filhos e resolveu voltar de Moabe para Belém de Judá. Noemi deixou suas noras livres para tomarem a decisão. Rute resolveu ir com ela e faz uma das mais clássicas e exuberantes declarações de amor que um ser humano pode dirigir a outro motivado no amor de Deus (Rute 1.16-17)

Chegando a Belém, vão catar os grãos que sobravam da colheita para poderem comer. Isso aconteceu na terra de um parente de nome, um homem rico e poderoso. Boaz trata Rute com distinção e Noemi vê nele o Remidor de sua situação e da de Rute, a qual é instruida numa prática antiga de pedir proteção que é deitar-se aos pés do protetor. Boaz, então se torna protetor de Rute e prcede legalmente para poder casar-se com ela. Desta forma Noemi encontra descanso juntamente com Rute de suasa lutas e sofrimentos.

CONCLUSÃO

Rute ensina que o controle de Deus sobre a história não é matéria especulativa, mas é de fato prático. A doutrina da Soberania e providência divina é vividamente ilustrada na vida dela. Nunca é demais insistir que Deus é uma doutrina morta com a qual lidamos apenas intelectualmente; ele é vida e nos dá vida abundante.

Rute também ensina que o amor é vitorioso. Por amor ela venceu o pré-conceito, ultrapassou a barreira religiosa e racial e se tornou um marco de fé. O amor é vitorioso. Veja o cuidado do escritor em realçar a nacionalidade de Rute: 1.22 / 2.6,10,21 / 4.5,10. Realçou-se tanto é porque isso constitui um problema, mas seu amor superou tudo.

Não devemos desvalorizar as pessoas ou a nós mesmos porque não somos grandes. Uma simples e pobre mulher tornou-se ascendente de um grande rei e do Grande Rei dos Reis. JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário