Adicione-me no Orkut

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Discipulado cristão nas Cartas aos Coríntios

Texto bíblico:
Texto áureo: 2Coríntlos 13.5

          Diferente da cultura dos romanos, os irmãos de Corinto são menos legalistas e mais livres para tomarem decisões e fugirem da disciplina. Os brasileiros são bem mais tendentes ao povo de Corinto que ao povo de Roma, mesmo porque os habitantes dessa cidade eram mais latinos que gregos.Não foipor acasoque o apóstolo Paulo precisou investir mais tempo com essescrentes e tratá-los com mais rigor pois, aparentemente, eram mais fervorosos, tinham mais manifestações em termos de dons, mas eram fracos, secularizados e problemáticos. Se o juízo de Deus fosse baseado no uso dos dons, esses irmãos se sairiam muito bem. Entretanto, o julgamento será em função dos frutos que produzimos. Vamos tirar importantes lições para a nossa vida.

O ATO DE OFERTAR
(I Co 16.1-4)

          Corinto era uma cidade cosmopolita, de muito comércio e giro de dinheiro. O ambiente de sensibilidade e voluntariedade era notório. Além disso, estava na mente do povo a convicção de que as ofertas eram sinal de piedade e seriam recompensadas por Deus. Onde se ganha dinheiro com facilidade parece mais fácil ofertar com liberalidade. Partindo dessa premissa, os membros com maior poder aquisitivo deveriam dar mais e apoiar melhor as igrejas e a obra missionária. Essa prática não tem sido comprovada. Nas pequenas igrejas, às vezes, a oferta missionária é o dobro ou o triplo do orçamento mensal. Nas maiores e mais ricas igrejas,émais raro a oferta missionária superar o orçamento mensal da igreja. Isso quer dizer que os que têm menos recursos investem, proporcionalmente, mais na obra rnissionária. Em 2CorÍntios 9.7-9, a alegria e a espontaneidade são mencionadas como virtudes e têm recompensas. É bom notar que não se tratava de dízirno mas de ofertas. Alguns crentes usam esse texto para dizerem que não entregam o dízimo porque não se sentem felizes ao fazê-lo, Dízimo é questão de obediência e não fruto de um estado emocional. Você faz diferença entre a obediência na entrega do dízimo e o levantamento de ofertas designadas para missões, construções ou atendimentos sociais?

A VIGILÂNCIA EM AMOR
(I COR 16. 13-14)

          O amor, aqui mencionado, é fruto de uma decisão e não de emoção. A emoção nasce espontaneamente; a decisão é fruto da vontade. Temos que escolher amar e não esperar que o amor aconteça. Jesus mandou amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mt 5.44). Seria um paradoxo tal ação se dependesse dos nossos sentimentos. Jesus ensinou que devemos tratar e nos comportar diante dos nossos inimigos como se fossem nossos amigos. Se dermos um presente para um amigo, devemos, também, dar para um inimigo. O gostar de uma pessoa é opcional, mas o amar é uma obrigação. É fácil amar alguém que você gosta; o desafio é amar alguém de quem você não gosta. Esta é a vigilância que Paulo ensina. Esse tipo de amor é uma virtude de quem ama e não importa a resposta da pessoa ou objeto do seu amor. Temos que nos preparar para amar! Que atitudes Paulo menciona nesse texto para que façamos as obras em amor?


A CONCIÊNCIA DE LUTA PARA O CRENTE
(II Co 12. 7-10)

      Não temos ouvido que muitos abandonaram o caminho de Deus em face das lutas, provações, enfermidades ou perseguições. Mais pessoas deixaram o bom caminho por causa das facilidades e não das dificuldades. Quantos pedia Deus uma vida melhor, bem-estar financeiro, sucesso nos negócios, sítio, casa na praia, carro, casaprópria e outras coisas. Quando receberam as bênçãos, deixaram de frequentar a EBD e os culttos de oração para desfrutarem do que  Deus lhes permitiu; não mais evangelizam, não têm tempo para o discipulado dizimam com mais dificuldade, quando o fazem. Que exemplo estão dando para os filhos, para os empregados e para os amigos? Será que não mudaram os seus valores? Se o progresso material nos tirar do desenvolvimento espiritual e esfriar a nossa vida piedosa e de fé, terá valido a pena? O que Paulo concluiu é que as lutas nos fazem correr para Deus. A vida de Moisés mostra que viveu os seus primeiros 40 anos correndo para Deus; os seus segundos 40 anos viveu correndo de Deus; e os últimos 40 anos viveu correndo com Deus. Pensando em Moisés, em que fase você está? Sempre será melhor estar junto com Deus na realização da sua vontade, sem importar-se com a idade.

O AUTO EXAME DO CRISTÃO
(II Co 13.5)

          Todo aque que inicia uma caminhada com Jesus deve estar ciente de que outras vozes o chamarão.Várias oportunidades ser-lhe-ão dadas para retroceder. Outras, para cortar pedaços da cruz. Em Lucas 9.57-62 são mencionadas três personagens que estiveram face a face com Jesus mas permitiram interferências nessa jornada. Um foi precipitado e afirmou segui-lo para qualquer direção, mas parece  conveniências terrenas o venceram e não foi mais mencionado; o outro vagaroso, mostrou-se interessado, mas tinha algo prioritário: queria primeiro que o pai morresse! O terceiro, tranquilo, apresentou-se para seguir Jesus, mas tinha também uma prioridade: despedir-se dos de casa. Jesus estava em busca de seguidores dispostos a renunciar tudo. Esse é o preço do discípulado. Nossa decisão de seguir Jesus Cristo deve ser definitiva. Quando aceitamos a salvação, chegamos para uma festa! Entretanto, logo depois, saímos de uma festa para um tempo de guerra. Como anda o nosso compromisso com Jesus? Estamos, ainda, desejando festa ou já entramos na guerra? Nossa certeza é que no fim dessa curta batalha, estaremos festejando para todo o sempre, onde jamais haverá guerra!

UM CONSELHO PARA A VIDA
(2 Co 13.11)

          Deus quer homens e mulheres que se transfiram totalmente para debaixo do controle do Espírito Santo "Não há perfeição humana fora de uma vida cheia do Espírito Santo. A glória de uma igreja é ela estar cheia do Espírito Santo. O brilho de uma vida é ela estar cheia do Espírito Santo. Alegria, perfeição, paz, consolo, unanimidade é quase uma repetição do fruto do Espírito em Gálatas.5.22,23. Havendo entre os crentes um viver assim, a presença do Deus de amor e paz está garantida. A desgraça da igreja no século XXI é que se vê mais zelo e compromisso com avida religiosa entre os islâmicos, budistas e seguidores de seitas fanáticas que entre os crente. Precisamos orar mais e meditar mais na sua Palavra. Quando o crente não ora está dizendo que não precisa de Deus. A coisa pior mencionada por Jesus no seu sermão profético em Mateus 24.12 é que o amor de muitos se esfriará com o multiplicar da iniquidade. Que Deus tenha misericórdia de nós e conserve o nosso coração aquecido!

CONCLUSÃO

          A igrejade Corinto começou na casa de Áquila e Priscila (At 18.2) quando vieram de Roma. Paulo chegou e se uniu a eles. Eram fazedores de tendas e não missionários de tempo integral. Muitas igrejas batistas no Brasil e no mundo começaram dentro de uma casa e eram, também, lideradas por homens e mulheres. Vivemos atualmente uma terrível perda. Quando os batistas brasileiros estão iniciando a plantação de milhares de igrejas multiplicadoras,  sentimos uma grandiosa ausência de homens e mulheres que poderiam não somente iniciar novas igrejas em suas próprias casas, mas, também, liderar o início da plantação de milhares de igrejas multiplicadoras em bairros e cidades próximas! Quantos homens emulheres, aposentados ou não, e jovens, existem em sua igreja que têm potencial para iniciar uma nova igreja? Posso,com uma reduzida margem de erro, garantir que você pode ser uma dessas pessoas que Deus quer usar! Será que construtores de barracas tinham mais possibilidades que você? Ore sobre isso e se apresente!
lCoríntios 16; 2Coríntios 12 e 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário