Texto áureo: Colossenses 3.14
          A Carta aos Colossenses compartilha de alguns dos mais profundos raciocínios de Paulo quanto à redenção humana. Enfatiza e apresenta uma visão elevada da pessoa de Cristo. Não foi o plantador da igreja (Cl 1.4 e 2.1). Era uma igreja composta, em sua maioria, de gentios (Cll.27; 2.13), cuja vida anterior foi radicalmente transformada pela experiência de salvação. Não importava o que tinham sido, mas a nova vida em Cristo teria que ser assumida. O propósito da carta foi orientar os crentes quanto às heresias reinantes que questionavam a própria divindade de Jesus, e apresentá-Io como o Filho amado de Deus. Valorizou o trabalho de discipulado feito por Epafras a quem conferiu toda a credibilidade e apelou para que "assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai" (C12.6). Receber Jesus como Salvador foi apenas o início de um processo. O compromisso assumido é honrá-lo por meio de uma vida de fé e obediência.
O VIVER PARA CRISTO
(Cl 3.1-4)
          Se os comunistas e os islâmicos podem ser tão dedicados à suas causas, quanto mais os crentes deveriam derramar-se em amorosa e feliz devoção em prol do seu glorioso Senhor! Os que são constrangidos pelo amor de Jesus  Cristo não considerarão nenhum sacrifício grande demais para fazer por ele. Farão por amor a ele o que não fariam por lucro deste mundo. Quando uma senhora em visita a um leprosário viu uma missionária-enfermeira cuidando de um doente, disse: "Eu não faria isso por dinheiro algum". Ao que a missionária respondeu:  "Eu também não faria". Jesus nunca tentou adular os homens levando-os a uma enganosa profissão de fé. Tão pouco procurou um grande número de seguidores pregando uma mensagem  popular. Em João 6.60-67, uma grande multidão o seguia. No fim, todos os abandonaram com, exceção dos 12 discípulos. Aí, Pedro afirmou que os discípulos o seguiam porque nele criam, o conheciam e não tinham outra alternativa para as suas vidas. Ser discípulo e fazer discípulos não são frutos apenas de criatividade, iniciativa e sabedoria humana, mas do próprio amor, cuidado e disposiçâo divina de nos apoiar nisso em face do seu propósito maior que é a  salvação de todos.
O CUIDADO COM AS COISAS MUNDANAS
(Cl 3. 5-17)
          A consciência pura é tão importante que deveríamos nos esforçar todos os dias para mantê-Ia em paz. Uma consciência pura significa que todos os seus relacionamentos, com Deus e com as pessoas estão bem. Nossa oração constante deveria ser o Salmo 139.23,24: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso e guia-me pelo caminho eterno". Só o Espírito Santo de Deus pode transformar nossas mentes. Leia Efésios 3.14 e 16. Entristecemos o Espírito quando escolhemos pensar, sentir ou fazer alguma coisa errada. Por Deus ser santo, o pecado o magoa e o entristece. T.B.Maston nos sugere três testes antes de fazermos qualquer coisa: 
1) O teste do segredo: Todos poderão saber? 
2) O teste da universalidade: O que seria do mundo se todos fizessem?
3) O teste da gratidão: Posso agradecer a Deus pelo que vou fazer?
          Se alguma dessas respostas for negativa, não devemos fazer! Não nos iludamos! Nossa natureza carnal não quer Deus; antes, deseja o mundo e os seus prazeres! Estamos numa guerra e precisamos vencer todas as batalhas. Um cochilo pode ser fatal.
A VIDA EM FAMíLIA
(CI3.1S-21)
          Se os crentes assumissem mais os deveres familiares com amor, dedicação e honra, o mundo estaria melhor preparado para rejeitar as leis que vão de encontro direto contra a Palavra. Mulheres insubmissas porque, também, maridos não as amam e as tratam asperamente; filhos rebeldes em lares onde são provocados pelos pais. A corrida pelo conforto e novos diplomas também tem contribuído para o distanciamento da família. Muito cuidado com a televisão, filmes, MSN, orkut, twitter, Facebook, skype e sites, especialmente, os pornográficos! Essas alternativas modernas têm roubado impiedosarnente o pouco tempo que as famílias já possuem para estar juntas, servindo de fuga e desculpas para cada um ficar na sua o Diabo na de todos! Se continuarmos a fazer o que estamos fazendo, vamos continuar a receber o que estamos recebendo. Nada muda, se nada mudar,  precisamos melhorar a comunicação na família, o tempo juntos para oração e lazer, executar ações de amor e carinho de pais para com os filhos e dos filhos para com os pais; o casal intensificar alguns programas fora de casa e cultivar amizades sadias com outros casais e famílias que possam promover auxílio mútuo.
A VIDA EM ORAÇÃO
(CI4.2-4)
          Jesus em Lucas 18.1-8, falou sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer. Contou que um juiz que não temia a Deus e nem amava os homens, molestado por uma viúva para que resolvesse a sua causa, a atendeu em face da sua insistência. Concluiu o ensino dizendo no versículo 7: "E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles"?
          Jesus nos ensina a insistir com Deus em nossas orações. Enquanto oramos, mostramos o nosso interesse e necessidade daquilo que pedimos. Orar com insistência não tem nada a ver com vãs repetições. Oswando Chambers disse algo muito importante sobre a oração: A oração não simplismente nos habilita para grande obra. A oração é a grande obra." Vivemos num momento da história em que a  oração tem sido esquecida com muita facilidade. Antes da penicilina, qualquer infecção era motivo para intensas orações! Muitas infermidades que hoje são consideradas leves, matavam. A única solução era a busca de Deus. Hoje quando alguém é acidentado ou precisa de urgência de um médico, a oração é quase que descartada. Antes do celular, qualquer atraso era motivo de preocupação muita oração. Hoje, liga-se o celular e tudo se resolve. Por isso Jesus terminou com uma pergunta (v.8) "Contudo, quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"
O BOM SENSO CRISTÃO
(Cl 4.5,6)
          Os incrédulos esperam que os crentes procedam como crentes. Muitos se decepcionam ao conhecer um crente que não vive como crente e até zombam dele. Algumas vezes, também o crente se surpreende com um incrédulo que não têm vícios e nem pratica sexo fora do casamento. Um empresário pediu para um dos dos seus funcionários crentes comparecer como testemunha diante de um juiz. O seu sócio disse o seguinte: "Por que você chamou esse homem? Ele não vai mentir!" E o crente mentiu! O empresário o chamou e disse: "Você me decepcionou! Será que foi com medo de perder o seu emprego? Queimei a minha língua pois apostei que você não mentiria". O que você faria numa situação dessas?
          Ensina Provérbios 23.23: "Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina; e o entendimento". Os que estão de fora querem ver se a nossa fé funciona apenas na teoria! O que você gostaria que colocassem sobre o seu túmulo? Divulgue para que todos saibam e cobrem de você essa virtude, a partir de agora!
CONCLUSÃO
          Ouvi dizer que o famoso campeão mundial de box, Mike Tyson, entrou num avião, sentou-se bem à vontade numa enorme cadeira de primeira classe e não colocou o cinto de segurança. A aeromoça pediu para que ele o colocasse. Ele, a seu modo costumeiro, disse: "Um super-homem não precisa de usar cinto!" A aeromoça, então, respondeu: "Um super-homem não precisa de avião, mas se está no avião, tem que usar cinto", Ninguém se tornou um crente de maneira obrigatória! Cada um tomou a decisão de se submeter ao senhorio de Jesus. Coerentemente, deve assumir o alto preço do discipulado, com fidelidade e dedicação.
Colossenses 3 e 4

Nenhum comentário:
Postar um comentário