Adicione-me no Orkut

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Discipulado cristão nas Cartas aos Iessalonlcenses

Texto bíblico: lTessalonicenses 4 e 5; 2Ts 3
Text
o áureo: l Tessalonicenses 5.15

          A plantação desta igreja está em Atos 17.1-14, durante a segunda viagem missionária do apóstolo Paulo. Como teve que sair muito depressa devido às perseguições, envia esta carta para melhor firmar a fé dos novos crentes. Expressa o relacionamento de muita profundidade do apóstolo com esses irmãos. Claramente, podemos identificar no capítulo 1as características da igreja e, no capítulo 2, as qualidades do líder. No capítulo 3, o líder mostra sua gratidão e cuidado para com a igreja. Nos capítulos 4 e 5, várias exortações, instruções, desejos e saudações. Seria bom que o professor pegasse um papel e anotasse as características da igreja de Tessalôníca no capítulo 1 e verificasse quais destas características podem ser encontradas na sua igreja. Em 1Tessalonicenses 2.8 e 20 está o resumo da carta e mostra a exuberância de um discipulado sério e comprometido, digno de imitação por parte das igrejas de hoje.  Será que podemos chegar a esse nível nas igrejas batistas do Brasil? Precisamos chegar e urgentemente!

O VIVER DIFERENCIADO DO CRENTE
(l Ts 4.1-8)

          O discipulador precisa ter esse tipo de autoridade para reivindicar fidelidade dos seus aprendizes que em tem o trabalho árduo de discipular, sente-se tremendamente recompensado com o progresso dos seus discipulandos. Você já experimentou a alegria de discipular pessoas e vê-Ias entusiasmadas e ativas na obra de Deus? Existem algumas áreas na vida nas quais se precisa definir convicções. Se você é um  jovem, precisa ter convicções firmadas quanto ao sexo, namoro, drogas, internet, mentiras e relacionamento com seus pais. Procure descobrir onde estão os seus pontos fracos e busque ajuda de conselheiros idônios para o ajudarem caspo você tenha um discipulador. Também descubra na Bíblia o que Deus ensina sobre estes assuntos. O desafio é buscar uma vida santa por meio de um processo de santificação. Só existem duas alternativas: ou eu uso Deus para que Ele me ajude a fazer o que eu quero, ou eu me coloco inteiramente nas mãos dele para fazer o que ele quer. Um jovem confessou que teve uma relação sexual com sua namorada e se mostrava muito arrependido e choroso. Instado se não estava preocupado dela ter se engravidado, ele respondeu: "Não, porque usamos preservativo!" O pecado não os surpreendeu. Já estava planejado! É bem provável que ele não tivesse firmado convicção nesta área tão arriscada.

A PRÁTICA DO AMOR FRATERNAL
(lTs 4.9-12)

          Por que amar é tão importante? Se você tiver dificuldade em amar, terá dificuldade em obedecer. Faça do seu amor a Deus a prioridade da sua vida. Assuma um compromisso agora e renove-o todos os dias, de amar a Deus com todo o seu ser. Quanto mais você conhecer Deus, mais irá amá-lo. Se uma pessoa quiser conhecer a vontade de Deus, a primeira responsabilidade é amá-Ia. Em João 4.21 há uma consequência lógica: "E dele temos esse mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão". Os
verdadeiros discípulos são conhecidos pelo amor de uns para com os outros (Jo 13.35). Esse é o amor que leva o crente a considerar os outros melhores do que ele. O apóstolo do amor, também, escreveu: "Filhinhos, não amemos de palavras, nem de língua, mas por obras e em verdade" (lJo 3.18).Já estudamos em lição anterior que amar é um ato da vontade. Você precisa escolher amar. Não deixe que os sentimentos e as emoções o dominem. Você é mais que as circunstâncias. O Espírito Santo que habita em nós concede-nos poder para fazer aquilo que sozinhos não teríamos condições. O caminho da fé é expresso pelo caminho do amor. Quanto mais fé, mais amor entre os irmãos, mais disposição de ajudar uns aos Outros.

A ESPERANÇA DO DIA DO SENHOR
(I TS 4.13-5.11)

          Em 1Coríntios 15.19 lemos que "se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima" Os crentes do primeiro século aguardavam a volta deJesus para os seus dias. Por isso, tinham muito ânimo e urgência na pregação e no discipulado e menos preocupação com a vida terrena. A realidade de que o mundo jaz no maligno era o grande incômodo para desejar uma vida longa nele. A história nos tem mostrado que as facilidades e prazeres da vida têm  afastado as pessoas de uma vida de fé. A riqueza, a tecnologia e a consequente, vida secularizada têm aniquilado a esperança do céu. "O mundo é tão bom, apesar de alguns maus e males'; dizem eles. Quase que as igrejas batistas não cantam mais sobre o céu e hinos como "Da minha pátria estou mui longe" são praticamente desconhecidos pelos mais jovens. Mensagens sobre o final do mundo e a volta de Jesus são cada vez mais raras. Atualmente, a maioria dos crentes vive como se Jesus nunca fosse voltar e ainda se esquecem que há uma ocasião determinada para o fim dos tempos em Mateus 24.14. Entre 1970, quando a população era de 90 milhões, e 2010, quando somos cerca de 192 milhões de brasileiros, a população sem Cristo dobrou nesses 40 anos. Que peçamos a Deus que nos tire desse comodismo e terrível conformismo, que renove a nossa esperança do dia do Senhor e nos conduza à prática exaustiva da evangelização e do discipulado.

CONSELHOS PRÁTICOS PARA A VIDA CRISTÃ
(l Ts 5.12-24)

          Qual seria a maneira mais relevante e produtiva para vivermos a vida cristã? É incrível que o mundo não mudou tanto de la paea cá.  Paulo começa exortando quanto à honra que é devida aos que exercem liderança na igreja. A tendência do ser humano é diminuir e aniquilar os que lhe apontam os erros. João Batista foi morto por contrariar a vida errada de Herodes (Jo 14. 3-12). Um hindu, devoto usuário do Rio Gandes, quebrou o microscópio do missionário que lhe mostrou quão impuras são aquelas águas!
          O conselho é estimar e amar os que nos ajudam na vida cristã. Onde há discipulado, a reciprocidade e a responsabilidade de uns para com os outros é absolutamente rotina. A prática das virtudes mencionadas e requeridas são temas e ações contempladas em qualquer programa simples de discipulado. Você está discipulando alguém? Em que dia da semana vocês se encontram para estudo e compartilhamento?
NECESSIDADE DE ORAR PELO LÍDER
(2 Ts 3.1,2)

          Como faz bem aos pastores e líderes ouvirem a frase: "Estou orando pelo irmão". Melhor ainda é quando isso significa todos os dias! Quem mais ora pelo pastor é mais abençoado pelas suas mensagens. Ora por que ama e ama porque ora. Os melhores lugares para o nosso líderes são nos nossos corações e joelhos! Não caiamos na tentação de tê-los na ponta dos pés ou na ponta da língua! Uma grande inspiração dessa prática está em Êxodo 17.11 e 12. Aproveitem agora, parem por um instante a lição e orem pelo pastor e líderes que trabalham entre vocês. E orem diariamente por eles. Sua vida e a vida deles, famílias, igreja e comunidade serão mais abençoadas e abençoadoras.

CONCLUSÃO:
A OBSERVÂNCIA DA DOUTRINA
(2Ts 3.4-15)

          A igreja é um corpo e precisa estar ajustado e unido para o bem estar comum. Se todos praticarem a
doutrina bíblica terão mais facilidade e oportunidade de se ajudarem mutuamente. Todas as sociedades têm
os seus regimentos e normas que devem ser observadas por todos. Não é o mais importante aquilo que cada um pensa! O que foi estabelecido e aceito como a verdade bíblica pela igreja e denominação, deve ser instrumento de união e não de confusão. A maioria das desavenças doutrinárias ocorrem por falta de amor, humildade, submissão e ética. O inimigo não é o irmão, mas o Diabo, O valor maior não são as coisas, mas as pessoas. "Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem" (2Ts 3.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário