Adicione-me no Orkut

sábado, 15 de janeiro de 2011

Medindo o Seu Crescimento na Liderança

(Uma Avaliação para Líderes em Crescimento)

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em
mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Salmo 139:23-24)

          Neste estudo, vamos fazer uma pausa e avaliar o crescimento de sua liderança. Tire um tempo e pare agora para medir as principais qualidades que líderes saudáveis, eficazes e duradouros possuem. Esta lista de características é eterna e universal. Ela medirá as qualidades de sua liderança. Converse com o resto do grupo acerca de suas reflexões a esse respeito. Os outros concordam com a sua avaliação?

Vamos começar:

1. CARATER
Um caráter forte capacita os líderes a possuir integridade, ganhar confiança, obter respeito, experimentar consistência e comunicar credibilidade.

O caráter é o total da soma de quatro ingredientes na vida de um líder:

a. IDENTIDADE PESSOAL

Uma bússola de caráter moral só vem através de pessoas que tenham estabelecido suas identidades como "novas criaturas em Cristo". Elas não têm de provar ou esconder nada. Isso gera confiança nas outras pessoas.

b. SEGURANÇA EMOCIONAL

Deus deseja construir em nós um quadro mental e emocional positivo. A estabilidade emocional é como a infra-estrutura que mantém o líder firme durante uma crise.

C. ÉTICA E VALORES

Os líderes devem ser centrados em princípios. Eles não podem se deixar levar pela cultura e mudar o alicerce sobre o qual estão firmados moral ou espiritualmente. Os valores incluem a ética e os princípios que defendemos e sobre os quais estamos firmados.

d. AUTODISCIPLINA

Devemos determinar que lideraremos bem nossas próprias vidas antes de esperarmos que alguém nos siga. Como Paulo diz em 1 Timóteo 3:5, "pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?"

Reflita acerca de seu próprio caráter, utilizando a seguinte classificação:

a. Eu assumo a responsabilidade por mim e minha equipe.

  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


b. Estou seguro de minha identidade e minha auto-estima.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
c. Eu faço o que deveria fazer, mesmo quando não estou com vontade.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

          O caráter é o alicerce sobre o qual construímos nossa liderança. Depois que temos este alicerce pronto, podemos avançar em direção à construção de outras qualidades necessárias.

2. COMPAIXÃO

Enquanto a questão do caráter trata da percepção que o mundo tem de um líder, a compaixão trata da percepção que o líder tem das outras pessoas no mundo. A compaixão é uma virtude que considera seriamente a realidade das outras pessoas, suas vidas Íntimas, suas emoções, bem como suas circunstâncias externas.

          Como você expressa sua compaixão pelos outros? A compaixão o impele a atender as necessidades de outras pessoas e a ajudá-Ias a resolver os problemas? Responda às seguintes questões:

a. Ajudarei aos que estão em necessidade mesmo que isso me custe algo.

1 2 3 4 5 678 9 10

b. Sou movido emocionalmente por meu amor pelos outros.

1 2 345 6 7 8 9 10

c. Fico satisfeito e me sinto realizado quando sirvo e atendo as necessidades dos outros.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

3. CORAGEM

          Uma vez que o caráter tenha sido desenvolvido para incluir a compaixão por outros, exige-se coragem para implementar a mudança. Ter coragem significa encarar o medo e ficar firme; significa agir com bravura quando não nos sentimos corajosos.

Como você demonstra sua coragem? Pare um pouco e avalie-se.

a. Gosto de começar novos projetos, ainda que sinta medo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9

b. Não me importo em ser o primeiro a correr o risco.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

c. Quando surgem idéias, eu quero entrar em ação, e não falar.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

4. COMPETÊNCIA
Um líder de caráter deve ser capaz de convencer os seguidores de que é competente o bastante para executar o trabalho. Um líder competente tem a perspicácia e a criatividade de saber o que fazer e como fazer a fim de alcançar resultados.

Você já parou para avaliar o seu nível de competência? Que habilidades você possui?

a. Minhas idéias freqüentemente se transformam em planos.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

b. Consigo descobrir como terminar um trabalho que comecei.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

c. Sou bom em resolver problemas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

5.CONVICÇÕES
          Uma convicção é uma crença forte que governa as decisões pelas quais estamos prontos a morrer. Convicções normalmente giram em torno dos valores que um líder possui. Os sete itens seguintes o ajudarão a construir convicções em sua vida:

a. Resuma e MEDITE nos maiores princípios da Palavra de Deus.
b. Repetidamente exponha-se às NECESSIDADES à sua volta.
c. Converse com pessoas que tenham CONVICÇÕES  profundas.
d. Determine sua MISSÃO DE VIDA e valores.
e. Faça um COMPROMISSO total com um hábito por um período de tempo.

f. Aprenda os PORQUES por trás das Escrituras.
g. Providencie alguém que o mantenha RESPONSÁVEL por suas convicções.

Considere a força de suas convicções:

a. Sei exatamente no que creio.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

b. Faço sacrifícios por causa de minhas convicções.

12345 6 7 8 9 10

c. A paixão me capacita a agir naquilo que creio.

1 2 3 456 7 8 9 10

6. COMPROMISSO
A convicção anda junto com outro princípio importante - o compromisso. O compromisso faz-se mais necessário quando um líder se depara com obstáculos rotineiros ou falhas não resolvidas. Na condição de líder, você está comprometido com algo? Considere estas declarações.

a. Eu termino o que começo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

b. Os obstáculos não me desencorajam, eles me desafiam.

1 2 345 6 7 8 9 10

c. Eu consigo manter o foco em um objetivo.

12345 6 7 8 9 10

7. CARISMA
          A última característica da liderança, o carisma, capacita os líderes a realizarem mais. Este tópico, místico para muitos, é freqüentemente mal interpretado. O carisma, em termos simples, é a habilidade de atrair pessoas a si - é como ser um Ímã para as pessoas.

a. Vida de AMOR - As pessoas de quem você gosta de estar perto são celebradores, não mutmuradores.
b. Espere o MELHOR dos outros - Incentive-os a alcançar seu potencial.
c. Dê às pessoas ESPERANÇA - As pessoas são gratas quando recebem esperança como presente.
d. COMPARTILHE de si mesmo - As pessoas amam líderes que sejam transparentes.

Quando se trata de carisma, estamos falando de cuidar dos outros. Os líderes que pensam nos outros e se preocupam com eles antes de pensar em si mesmos demonstram carisma. Esta é uma qualidade que vai atrair outros a você mais do que todas as coisas. 

O que você possui que atrai outros a você ou o ajuda a conectar-se com eles? Pense sobre as suas respostas a essas declarações. Elas o descrevem?

a. Quando num aposento, penso nos outros, e não em mim mesmo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


b. Eu passo confiança e encorajamento aos outros.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

c. Estou genuinamente interessado nas outras pessoas.

          É importante ver essas qualidades como características que precisam ser desenvolvidas, ao invés de aceitar que são traços da personalidade que não podem ser adquiridos. Todas as sete são cruciais para aprender sobre liderança, e mais cruciais ainda na orientação a outros líderes em potencial.

AVALIAÇÃO: Reveja suas avaliações. Destas sete qualidades, quais são as suas maisfortes?

APLICAÇÃO: Em quais você precisa trabalhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário