Adicione-me no Orkut

sábado, 15 de janeiro de 2011

Segurança ou Sabotagem

Como a Insegurança Emocional Inibe a Liderança Eficaz

"Se o governador dá atenção a palavras mentirosas, virão a ser perversos todos os seus servos. "
(Provérbios 29: 12)

          Uma das maiores tragédias da vida da igreja envolve a insegurança de seus líderes. Desastres na liderança acontecem a cada semana enquanto pastores fingem que o problema tem a ver com teologia ou programas de crescimento.
          A verdade é que a razão por que muitos problemas não são resolvidos dentro da igreja é a insegurança emocional do pastor. Os sintomas se revelam através de uma variedade de formas: o líder falha quando não confronta a situação; podem faltar-lhe qualidades morais; ele pode se tornar defensivo quando outros discordam dele; pode se afastar de uma função de liderança, levando outros a questioná-lo como líder; pode faltar-lhe caráter para suportar a situação quando não for simpático aos demais, entre outras situações. Por causa dessa insegurança, o líder começa a acreditar nas mentiras acerca de si mesmo e dos outros, e começa a sabotar sua própria liderança.

Identificando a Insegurança em seu Comportamento.

          Para ser honesto, é fácil identificar a insegurança pessoal em nosso comportamento. Nós falhamos em vê-Ia simplesmente porque a ignoramos. Fingimos que ela não está lá quando defendemos a nós mesmos e desviamos o foco da nossa atenção para outra coisa. Os exemplos bíblicos abaixo mostram pessoas comuns como você e eu, que lutaram com algum tipo comum de insegurança. Observe como ela aparece em suas vidas: .

1.  Comparação. Você começa a se comparar aos outros.

Perigo: Você ignora o papel exclusivo que você e outros têm em uma equipe.
Exemplo: Os trabalhadores da vinha (Mateus 20)

a. Você ignora a graça de Deus dada a você porque está preocupado com o status dos outros.
b. Você resmunga e reclama por causa das desigualdades que percebe.
c. Você julga os outros como menos merecedores da bênção do que você.

"Vendo-o, pois, Pedra, perguntou a Jesus: E quanto a este? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me." (João 21:21-22).

2. Compensação.  Você se sente vítima, e tem necessidade de compensar sua inferioridade de alguma forma.

Perigo: Você deixa de confiar no controle de Deus ao resolver fazer justiça com as próprias mãos.
Exemplo: Jacó (Gênesis 27, 32)

a. Você planeja como avançar e como ganhar reconhecimento.
b. Você luta em batalhas irracionais para conseguir o que acha que merece.
c. Você pode ceder à desonestidade e à mentira para atingir seus resultados.

"Não te indignes ... nem tenhas inveja ... confia no Senhor e faze o bem. Habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais elefará. Descansa no Senhor. .. não te irrites ... " (Salmo 37:1-8)

3. Competição. Você começa a ter um comportamento egoísta, tentando sempre superar os outros.

Perigo: Você se torna obcecado em construir o seu próprio reino, e fará qualquer coisa para vencer.
Exemplo: O Filho Pródigo "mais velho" (Lucas 15)

a. Você tende a manter um placar em sua vida.
b. Você tende a ser crítico e julgar os outros.
c. Você tende a viver uma vida egoísta.

"Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo." (Gálatas 6:4-5)

4. Compulção. Sua motivação é ganhar a aprovação dos outros; você é do tipo que quer agradar a todos.

a. Você se distrai das prioridades "maiores", consumido pelo seu próprio desempenho.
b. Você fica fraco porque tenta fazer coisas demais - pelos motivos errados.
c. Você tende a ser perfeccionista.

Perigo: Você pode se esgotar por causa da motivação errada e das expectativas irreais.
Exemplo: Marta (Lucas 10)

"Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais elo que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. "(1 Corintios 15: 1O)

5. Condenação. Você demonstra ter uma atitude crítica sobre si mesmo e sobre os outros.

Perigo: Você experimenta uma distorção da realidade e é sempre tentado a esquivar-se da responsabilidade.
Exemplo: Elias (1 Reis 19)

a. Você tem uma percepção errada das suas próprias circunstâncias.
b. Você reclama das circunstâncias injustas e sente-se sobrecarregado.
c. Você tem medo de seu próprio fim e insignificância.

"Todavia, a mim mui pouco se me dá de serjulgaelo por vós ou por tribunal humano; nem eu tão pouco julgo a mim mesmo. Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificaelo, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes elo tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará àplena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus. "(1 Coríntios 4:3-5)

6. Controle. A fim de validar o seu próprio valor, você sente que precisa estar no controle.

Perigo: Você pensa em termos de ganhar/perder, não de ganhar/ganhar. Pelo fato de estar traçando o seu próprio caminho, você arrisca sua integridade, protege o seu próprio "território" e freqüentemente cai no "paradigrna da escassez".
Exemplo: Sara (Gênesis 16:1-6)

a. Suas circunstâncias determinam a sua compreensão do caráter de Deus.
b. Você se fecha em si mesmo e manipula os demais.
c. Você acaba sofrendo da síndrome de "mártir", achando que não pode confiar em ninguém.

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar ofim que desejais. Então, me inuocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração." (feremias 29:11-13)

As Mentiras nas quais Acreditamos

          É possível experimentar vários desses sintomas ao mesmo tempo. O segredo é identificar como você deve tratar a sua insegurança e detectar que tipo de mentiras você diz a si mesmo acerca da realidade que enfrenta.

          Considere isto: se a verdade nos liberta (João 8:32), então a mentira nos aprisiona. O nível de derrota e escravidão que você encara como líder pode estar diretamente ligado ao volume de mitos ou mentiras que você assumiu acerca de sua própria identidade. Nosso problema é que embora conheçamos a verdade ... nós acreditamos na mentira. O Dr. Chris Thurman escreveu um livro inspirador intitulado The Lies We Believe (As Mentiras nas quais Acreditamos). Ele utiliza um processo que nos ajuda a compreender melhor a questão. '

Entrando na Verdade

1. Determine o motivo inicial que provocou a escravidão àquela mentira.

Exemplo: Seu coordenador falhou em reconhecer o seu trabalho duro da semana passada durante a realização de um evento evangelístico de sucesso. Você se sente ressentido e insignificante.

2. Descubra a mentira na qual você acreditou acerca desta situação.

Exemplo: Talvez você tenha acatado a mentira: "Sou bom apenas pelo que faço". Você associou o seu valor ao seu desempenho e à aprovação dos outros.

3. Decida qual reação é verdadeira, apropriada e realística.

Exemplo: Meu valor pessoal está ligado ao que eu sou, não ao que eu faço. Meu coordenador aprecia o meu trabalho, mas ele é humano como eu e falhou em notar os meus esforços porque deixou passá-la despercebidos. Afinal de contas, ele também estava muito ocupado.

Conselhos e Verdades

a. Nós nunca devemos colocar nossa saúde emocional em mãos alheias.
b. A verdade é um requisito para a saúde espiritual e emocional.
c. A maior parte das nossas infelicidades e inseguranças é resultado de mentiras nas quais acreditamos.
d. Reconheça que você acreditará no que quiser acreditar.
e. A verdade pode ser obscurecida por uma mentira emocionante.
f. Lembre-se de que é natural que pessoas feridas firam outras pessoas; pessoas intimidadas intimidam.

Chaves para a Segurança Emocional

1. IDENTIDADEVocê precisa associar o seu valor à sua identidade em Cristo, não a pessoas ou ao seu próprio desempenho.

2. QUEBRANTAMENTOVocê precisa permitir que Deus quebrante sua auto-suficiência e autopromoção.

3. PROPÓSITOVocê precisa descobrir e praticar o propósito que foi dado por Deus para sua vida, e não por outra pessoa.

4. DAR E RECEBER BENÇÃOSVocê precisa aprender a deixar que outros o amem e o abençoem, e fazer o mesmo por eles.

O que Fazer ?

1. Estude e medite  nas Escrituras, que definem a sua identidade: em Cristo/ nEle/ com Ele.

2. Examine-se cada vez que você se comparar com alguém. Pare e agradeça a Deus pelas diferenças.

3. Concentre a sua atenção em seus pontos fortes durante um período. Identifique e lapide os seus dons e habilidades.

4. Leia e ouça material motivacional: livros, fitas, revistas etc,

5. Identifique as duas ou três mantiras mais comuns em que você acredita acerca de si mesmo. Escreva num papel as verdades acerca dessas áreas, e então conte-as si mesmo.

6. Encontre alguém que seja "confiável e seguro" para que lhe sirva depoio . Pratique o dar e receber amor, o incentivo e a verdade de que ambos necessitam.

7. Cuidado com as situações vulneráveis: a crítica, a rejeição, o encontro com alguém importante, o sucesso de um colega, estar em um território estranho e o fracasso.

8. Lembre-se da verdade: devemos imitar a Cristo - que veio e se esvaziou de si mesmo a fim de servir a outros, e não para ser servido.

AVALIAÇÃO: Que sintomas de insegurança vocêjá percebeu em sua liderança?

APLICAÇÃO: Que atitudes você deve ter para promover sua segurança emocional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário