Adicione-me no Orkut

terça-feira, 10 de maio de 2011

O Exemplo de Jesus como educador

O Exemplo de Jesus como educador
Então, designou doze para estarem com ele e
para os envia e pregar. (Marcos 13.14)

          Educar nos moldes exemplificados por Jesus é uma experiência de relacionamento onde uma pessoa habilita a outra ao compartilhar os recursos que Deus lhe tenha dado. Jesus encarou a tarefa de mudar as vidas das pessoas milhares de anos depois dEle - e foi bem-sucedido. Ele convenceu, capacitou e habilitou pessoas sem escrever nenhum livro, construir nenhuma instituição de ensino, ou fundar nenhuma ONG, tudo isso realizado através do relacionamento. Então, se Jesus escolheu deixar seu exemplo para ser seguido pelas pessoas, nós devemos aprender o Seu método e praticá-lo da melhor forma possível. Na Bíblia, nós encontramos o modelo ideal de um educador a ser seguido - Jesus, o Maior Professor.
          Jesus ensinou e instruiu a todos verbalmente, Ele ensinava constantemente, a maior parte do tempo com parábolas, e discutia centenas de assuntos com os doze. Quando os discípulos perguntavam o significado de uma determinada parábola, Ele explicava e revelava a verdade inspiradora contida na história. Sua orientação era muito mais do que "palavras"; envolvia instruções cuidadosas de Sua parte. "Jesus subiu ao monte com seus discípulos, e passou a ensiná-los ... " (Mateus 5:1)
          A filosofia educacional de hoje confia demais na informação que é diferente de conhecimento, Jesus informava e dava conhecimento que só é adquirido com a prática. Se Jesus tivesse ensinado seus discípulos sem ter feito mais nada, ademais, eles não teriam dado continuidade ao Seu legado. Mas Jesus partilhou Sua vida com eles. Ele deliberadamente deu aos discípulos a Sua vida como um exemplo a ser seguido. Jesus sabia que eles aprenderiam mais depressa se lhes mostrasse (conhecimento), e não só contasse (informação). Ele ensinou com a Sua própria vida. "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. " (João 13.15) Hoje depois de tantos anos vemos como Jesus estava a frente de seu tempo. Há poucos dias a Universidade de Harvard através de uma de sua pesquisadora afirma a metodologia aplicada pelo cristianismo. Que não há dúvidas de que as experiências da primeira infância influenciam o desenvolvimento da arquitetura do nosso cérebro. Essas fundações interferem na capacidade de aprender, no comportamento, na saúde física e mental, na capacidade de produção econômica e até na responsabilidade social. Por essas razões, discutir a educação é infantil (crianças espirituais) é também discutir o desenvolvimento infantil (1ª Infância), porque é preciso entender que não se trata apenas de educação(informação). Não colocamos crianças de um ano (crianças espirituais) sentadas nas carteiras para aprender a ler. Estamos falando da formação de pessoas (cristão). (I Coríntios 3.1-3)
          Depois que Jesus transmitiu o modelo de boa liderança e ensinou verdades espirituais, Ele não foi embora e deixou seus homens sozinhos. Ele gradualmente trabalhou em suas posições de liderança independentemente ao dar-lhes experiências valiosas. Jesus transferiu a responsabilidade que Ele sentiu por avançar no reino de Deus aos seus discípulos. Jesus deu aos seus seguidores uma oportunidade de praticar o que havia ensinado e exercitar a. "Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los de dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos." (Marcos 6.7)
          Jesus repetidamente avaliou o progresso dos Seus discípulos. Depois que os setenta retomaram, deu-lhes instruções relativas a prioridades e celebrou com eles (Lucas 10: 17 -24). Ele também fez avaliações individuais de Seus discípulos, incluindo uma avaliação específica relativa a caráter e capacidade. Ao confiar a eles as tarefas, Jesus sabia que precisariam de responsabilidade para desempenhá-las. "Não obstante, alegrai-vos, náo porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus." (Lucas 10:20)
          Para finalizar, a parte mais linda desses princípios educacionais de Jesus é que cada um de nós pode aplicá-lo, principalmente em nossas classes de EBD. Eles são conceitos transferíveis que qualquer pessoa, de qualquer geração, em qualquer local, pode praticar. Encontre as pessoas certas e use o processo de preparação correto para cada uma delas. Somente ao derramar-se neles, eles serão capazes de derramar-se por outros. Ninguém pode dar o que não tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário