Adicione-me no Orkut

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudo do livro de Cantares

CANTARES:

A excelência do amor conjugal

"As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-Ia, Se alguém
oferecesse todos os bens de sua casapelo amor, seria de todo desprezado."
(Cantares 8.7)

Deus pensou em tudo e em sua Palavra há instruções e celebrações de todos os aspectos da vida .. O casamento, uma das instituições de Deus, é dignificado e honrado pela Blblia. Veja que no Novo Testamento, principalmente em Efésios, o casamento é símbolo da relação de Cristo com a igreja.

ESTRUTURA DO LIVRO DE CANTARES

1.2-2.7 – Amor Inicial
2.8-3.5 – Amor vacilante
3.6-5.1 – Amor em crescimento
8.1-14 – Amor amadurecido

NATUREZA E TEMA DO LIVRO

Cantares é um poema atribuído a Salomão que compôs 1005 canções (I Rs 4.32), mas temos somente este, o Cantares de Salomão. Sem dúvida o tema do Livro é o amor conjugal. O casamento foi instituído por Deus e não é de estranhar que haja um livro que o exalte. Alguns afirmam que este livro trata e representa a união entre Cristo e a Igreja, mas essa interpretação é forçar o texto.

CONTEÚDO DO LIVRO

Tomando como base a interpretação didático-moral, Cantares' é um poema que exalta a pureza e beleza do amor de um casal. O casamento é uma grande bênção quando vivido dentro dos propósitos de Deus.

Aceitar o livro como descrevendo os detalhes do amor entre duas pessoas que se amam e vivem um para o outro é ver o casamento na perspectiva que Deus vê: como algo bom e bonito que ele criou para a alegria do ser humano. Nada há de vergonhoso no relacionamento sexual entre duas pessoas casadas. O sexo sem pecado é uma das maravilhas da criação. O amor entre um casal deve ser vivido de forma plena. E o amor integral, completo.

O autor procura mostrar um amor real entre dois seres que se amam e por isso se buscam e desejam estar juntos. A ênfase, contudo, não está somente no aspecto físico do amor, mas em sua espiritualidade. O amor conjugal é antes de tudo espiritual. O casal deve ter a liberdade entre si e de ambos com Deus.


A RELEVÂNCIA DE CANTARES PARA HOJE

Numa época em que o casamento está tão banalizado, Cantares deveria ser lido por todo casal. O casamento não é respeitado porque as pessoas não estão se realizando nele. Não é o casamento em si que é um mal, mas o que as pessoas fizeram dele. Deus não intentou o mal para o homem ao instituir o casamento. Ele quis, pelo contrário, a plena realização deste.

Todo casal deve encontrar a plena felicidade conjugal e isso inclui o relacionamento sexual. Embora o texto fale tanto de beleza, parecendo indicar que a beleza física é mais importante, isso não é a tônica principal. Não podemos nos deixar levar pelo ideal de beleza feminina e masculina no relacionamento conjugal. O cônjuge mais bonito do mundo é aquele que Deus nos deu para com ele vivermos. Respeitemos o casamento e nos realizemos nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário