Adicione-me no Orkut

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Discipulado cristão nas Cartas de João

Tex
Texto Áureo: 1João 3.9

As cartas de João foram escritas para ajudar os crentes contra os ataques heréticos, mas, também, são ricas em outros ensinamentos, mostrando um coração de pai amoroso no discípulado dos seus filhos. Era um tempo onde atacavam tanto a verdadeira divindade quanto a verdadeira humanidade de Jesus. O Evangelho de João dá a entender a humanidade de Cristo e defende a sua divindade; a Primeira Carta de João dá a entender a sua divindade e defende a sua humanidade, Desse modo, os crentes deveriam resistir aos assédios dos hereges e terem a sua visão esclarecida quanto ao significado de Cristo e seu amor, para que nele tivessem uma fé completa. O texto de lJoão 5.12,13 resume bem esse propósito quando afirma que: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna".

O CRENTE COMO LUZ PARA O MUNDO 
(I Jo 1.5-7; 2.8-11)

          Andar na luz significa andar com Deus e, estar na luz é ter a vida purificada e limpa pelo sangue de Jesus. João amava a luz e já no prólogo do seu Evangelho (Jo 2.4-9) faz urna profunda reflexão sobre a luz e anuncia que Jesus é a verdadeira luz que estava chegando ao mundo. O próprio Jesus, logo depois do seu encontro com a mulher flagrada em adultério, afirma: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12). É uma impossibilidade um filho da luz viver feliz nas trevas. Ou está triste nas trevas ou não é um convertido! Alguém já disse que "nem todas as trevas do mundo conseguem dissipar a luz de urna vela". Pode ser que a sua vida, a exemplo de uma brasa no fogão, esteja enfraquecida e coberta de cinzas. Se um dia você se converteu, ela sempre vai estar acesa pela presença do Espírito Santo.
          Cremos que o nascido de novo não perde a salvação e o seu corpo é o templo do Espírito Santo. Se você está assim, peça a Deus que o encha novamente do seu Espírito Santo, conforme Efésios 5.18, e a pequena luz dentro de você que não ilumina o mundo, vai aumentar a intensidade do brilho e outros serão guiados por você à verdadeira luz.

HONRANDO O CONHECIMENTO RECEBIDO
(I Jo 2.20-24)

Conhecimento dado, conhecimento recebido e praticado. Nos ambientes cscolares existem as provas e os testes para medirem se o aluno aprendeu ou não. Já na universidade, não basta estudar e aprender. Há os estágios onde o aprendido é praticado. Na vista cristã, é do conhecimento à prática.Você aprende, você precisa praticar. Todos devemos ser bons mordomos de Deus em face daquilo que aprendemos. Discipulado é transmissão de vida. E precisamos ir além. As verdades bíblicas aprendidas devem ser praticadas e transmitidas para os outros! Isso é discipulado! Na Palestina, estão os dois mares: Galiléia e Morto. O Mar da Galiléia recebe e dá águas, por isso, tem vida e transmite vida. O Mar Morto só recebe. Ele não tem vida e faz jus ao nome. Há muitos crentes que são como o Mar da Galiléia: recebem e dão vida! Têm alegria e se sentem responsáveis em transmitir o que aprendem. Egoísmo é reter para si tudo o que aprendeu e não ensinar para os outros. Você tem transmitido o que sabe sobre a salvação e a vida cristã?

A GLÓRIA RESERVADA AOCRENTE
(I Jo 3.1,2)

          O dito popular é que "todo mundo é filho de Deus". João se preocupou muito com o pensamento de que essa filiação fosse algo destituído de significado e profundidade histórica. O que os hereges tentavam era negar a superioridade de Jesus e compará-lo a outros enviados. Para ele, tornar-se filho de Deus é fruto do seu grande amor que lhe custou a vida do Filho unigênito. EmJoão 1.11 e 12 ele já havia dito que: "Veio para o que era seu e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus". A apresentação que o autor aos Hebreus faz de Jesus é impressionante (Hb 1.1-9). Também Paulo em Colossenses 1.12-19, exalta a pessoa do Filho com uma expressão de profunda fé e gratidão. Jesus não é um qualquer. Ele é o enviado de Deus e o único que tem poder para salvar. Por meio de muitos séculos da era cristã, a figura de Maria, mãe de Jesus, tem ocupado semelhante espaço. Modernamente, surgem no Brasil várias beatificações e processos de canonização dos chamados "santos': Os seguidores de Maomé e Buda estão se multiplicando! Nesse tempo de tantas heresias, vamos expressar para o nosso Deus a nossa profunda gratidão e renovar o nossa lealdade ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A VIDA EM HARMONIA CRISTÃ
(I Jo 4.7-11)

          Paulo, em Romanos 15.7, exorta: "Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para a glória de Deus". Naquela igreja se encontravam judeus, romanos, bárbaros, gregos, escravos e livres, ricos e pobres. Você já pensou numa mesma igreja termos brasileiros civilizados, indígenas, surdos, árabes e indianos? Essas pessoas chegariam para dentro do corpo de Cristo com as mais diferentes formações educacionais e culturais, pontos de vista divergentes, diferentes escalas de valores e formas de se vestirem. Tão fortes poderiam ser as tensões que os crentes teriam dificuldades para aceitar uns aos outros em pé de igualdade. A maioria de nossas igrejas não têm tais diversidades e todos sabemos que harmonizar mentes, costumes, corações, agendas e orçamentos nem sempre émuito simples. Viver em harmonia, significa acolhermos os nossos irmãos em Cristo, livremente, sem constrangimentos ou reservas, em plena comunhão uns com os outros. Mesmo havendo alguma falha visível na conduta, desconhecimento das escrituras e opinião diferente em doutrina, se ele afirmar que é um discípulo de Jesus, precisamos aceitá-lo e, com amor, guiá-Io na verdade.

O PODER DA ORAÇÃO
(I JO 5.14,15)



Devemos orar inteligentemente. Deus só promete atender a oração cujo pedido estiver dentro da sua vontade. Deus está mais interessado em nossas atitudes que em nossas palavras. Também, precisamos esperar o tempo de Deus e sermos preparados por ele para receber uma resposta. José do Egito orou e logo deve ter esperado uma resposta para deixar a prisão. Só que o copeiro-rnor se esqueceu de falar com o Faraó sobre a sua situação. Dois anos se passaram olhermos os nossos irmãos em Cristo, passaram e o Faraó teve um sonho que os seus magos não souberam interpretar. José interpretou. Ir do palácio para a cadeia já tem ocorrido no Brasil, mas José foi da cadeia para o palácio. Lembra por que isso aconteceu? Se Deus tivesse atendido logo a oração de José, é bem possível que ao invés de salvar a sua família e lhe dar o melhor lugar no Egito, ele teria morrido de fome, em Canaã, juntamente com ela. Esta linda história você pode ler em Gênesis 40-47. Aprendi a orar apresentando a Deus a minha necessidade, mas faço uma ressalva: " Senhor, se tens algo melhor para mim, rasgue esse pedido".  Se Deus nos ouve, o melhor será esperar por ele, no tempo dele.
CONCLUSÃO:
A SOLIDARIEDADE NECESSÁRIA
(3 Jo 5-8)

          Gaio era um discípulo que andava na verdade. João expressa o seu amor, alegra-se e tem nisso o seu maior prazer. Égratificante verificar o progresso na vida de um discípulo e perceber o seu comprometimento crescente com Cristo e a sua causa. O reconhecimento sempre se transforma em encorajamento. Discipulado exige sensibilidade e reprodução. Quando o irmão vai começar o seu ministério do discipulado?
Permita que Deus desafie o seu coração! Troque idéias com o seu pastor a respeito disso. Deus vai usar a sua vida!

to bíblico: 1João 1-5; 2João; 3João

Nenhum comentário:

Postar um comentário